"Porque razão tomas o pequeno-almoço na escola, quando o poderias tomar com
mais qualidade em casa, por menor custo?" Esta é uma das questões colocadas no
"kit" de poupança para jovens lançado ontem pelo Banco BiG, que pretende ajudar
os mais novos a controlar os custos desnecessários. É o ponto de partida para
aprenderem a gerir as suas finanças pessoais.
Seguindo a idéia de que "é de pequenino que se torce o pepino", o banco "online"
dirige-se aos jovens com menos de 18 anos com um CD-Rom e um livro, numa
linguagem apelativa e sintética. Através do "kit", as crianças podem, depois de
receber o dinheiro, estabelecer todo o percurso que lhes permita poupar e
alcançar os objetivos definidos.
"Pagar a faculdade", "guardar dinheiro para o Verão", ou até "pagar a carta de
condução", estão entre as metas que o Big aconselha os jovens a definir. Antes
disso, deve fazer-se a contabilização do dinheiro recebido. A terceira fase
passa pela definição dos gastos, para que, no final, o jovem possa identificar
quanto dinheiro pode gastar e quanto deverá poupar para atingir as metas
fixadas. O CD-Rom inclui simuladores onde o jovem pode experimentar todo este
percurso das suas finanças pessoais.
O livro do "kit" "My Money" procura ainda esclarecer alguns mitos. "Só consegue
ganhar dinheiro quem tem acesso a dinheiro dos outros", questiona-se. A
resposta: "Não é o acesso ao dinheiro que vai determinar o teu sucesso
financeiro, mas sim a forma como o vais gerir".
São também descritas as realidades em torno dos fundos de investimento e das
ações, "com conceitos muito básicos", como explicou Diogo Cunha, administrador
do banco,
"No último ano a crise financeira trouxe, de alguma forma, ao de cima a
importância das sociedades saberem poupar", realçou o responsável na conferência
de imprensa de apresentação destes produtos. Diogo Cunha lembrou os dados do
Banco de Portugal relativos à taxa de poupança dos portugueses que passou de
12,4% do rendimento disponível das famílias em 2002 para 7,9% no ano passado.
"Ao mesmo tempo, nós reparamos, pelos inquéritos que fazemos, que há pouca
informação em relação à forma como poupar e como lidar com as finanças
pessoais", sublinhou Diogo Cunha.
Pretende-se que os jovens "sintam que a poupança não é assunto de adultos, não é
uma coisa chata", afirma o administrador, podendo "brincar e interagir". Foi
também criado um "kit" para crianças com idade inferior a 12 anos, o "First
Money", com um âmbito mais infantil.