O planejamento de carreira e o desenvolvimento de um plano de negócios passam
a ser, cada vez mais, condições necessárias para o sucesso dos profissionais da
área de saúde. Médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e
demais profissionais da área precisam não apenas saber planejar cuidadosamente
cada passo necessário ao desenvolvimento de suas carreiras, mas também
necessitam saber montar um consultório ou clinica, o que exige conhecimento de
gestão e negócios. O marketing pessoal não é apenas um conceito vago, mas uma
exigência para o profissional que quer estabelecer sua marca no mercado.
Em geral os profissionais do setor de saúde têm pouca formação nas áreas de
gestão e marketing, o que dificulta muito o desenvolvimento de suas carreiras.
Além disso, sabermos que estes conceitos precisam de uma adaptação para o setor,
visto que a área de saúde tem particularidades no que diz respeito ao marketing
e exige uma conciliação com o código de ética de cada profissão. O cliente na
saúde é antes de tudo um paciente, ou seja, uma pessoa que está passando por
algum tipo de sofrimento, e esta situação exige uma postura profissional
adequada.
É comum recebermos em nossos treinamentos, profissionais do setor que,
recém-formados ou não, buscam estabelecer um consultório, e têm as mesmas
dificuldades iniciais: como conseguir clientes? Como construir um negócio
viável? Quais são os primeiros passos necessários? Ou então: meu negócio está
“parado”, como possa melhorar a freqüência de clientes? Como conseguir clientes
lucrativos para o meu consultório?
Estas são as perguntas mais freqüentes, mas não são as únicas questões
essenciais. Existem muitas outras que precisam ser respondidas para transformar
sua profissão num negócio lucrativo e capaz de realizar seus planos pessoais e
profissionais.
Vamos iniciar a partir de hoje, uma serie de artigos para apresentar um
conjunto de idéias, conceitos e dicas que poderão nortear o desenvolvimento de
um plano de carreira e gestão de negócios para os profissionais da área de
saúde.
Para facilitar o entendimento, dividimos o plano em 7 etapas básicas, que
serão apresentadas a seguir:
- Planejamento das ações.
- Auto-Conhecimento.
- Conhecimento do mercado.
- Desenvolvimentos de estratégias competitivas.
- Desenvolvimentos de competências essenciais.
- Desenvolvimentos de ações de marketing.
- Desenvolvimento de sistema de gestão e controle.
Planejamento das açõesA base de nosso plano é o planejamento. Para
isto, será necessário traçar objetivos e metas a serem alcançadas a curto, médio
e longo prazo e definir um cronograma de ações a serem realizadas. Definir os
investimentos necessários em termos de tempo, gastos financeiros e estudos,
entre outros e, finalmente, definir a data para início dos trabalhos.
Auto-ConhecimentoApós a realização do planejamento, o passo seguinte
será uma auto-análise, para conhecer melhor seu potencial e seus recursos. Será
preciso conhecer suas habilidades e competências técnicas e comportamentais, e
adaptá-las às exigências de mercado. Habilidades como: comunicação e
relacionamento interpessoal, capacidade de negociação, conhecimento técnico
específico na área em que irá atuar, entre outras competências, serão essenciais
dentro de sua estratégia competitiva.
Conhecimento do mercadoNesta fase, será necessário fazer uma pesquisa
de mercado para: definir o melhor foco de atuação, conhecer os principais
concorrentes e o que estão fazendo para competir no mercado, conhecer as
tendências, as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao produto ou
serviço que está sendo oferecido, e quais as oportunidades que estão surgindo e
que poderão surgir no mercado nos próximos anos.
Desenvolvimentos de estratégias competitivasCom base nos dados da
pesquisa das etapas anteriores, deve-se, nesta etapa, elaborar uma estratégia
competitiva, definindo um ou mais focos de atuação, a melhor área geográfica, os
clientes ideais e a melhor forma de captá-los, conquistá-los e construir um
relacionamento permanente com estes clientes-pacientes.
Desenvolvimentos de competências essenciaisNesta etapa, o profissional
começará a fazer as adaptações necessárias, do ponto de vista de suas
competências, para melhor atender as demandas de mercado e necessidades de
clientes. Pode ser necessário fazer algum treinamento, curso, leitura, estudo ou
outras formas de habilitação para adequar-se às exigências de mercado.
Desenvolvimentos de ações de marketingNesta etapa serão definidas as
principais ações de marketing que servirão para promover o consultório e a marca
do profissional. Ações como a utilização da internet, elaboração de cartão de
visitas e folder, escrever e publicar artigos, desenvolver parcerias com outros
profissionais e instituições e construir uma networking entre tantas outras
ferramentas que irão ser responsáveis pela viabilização do negócio.
Desenvolvimento de sistema de gestão e controleFinalmente, para que o
plano dê certo, será necessário um sistema para gerenciá-lo, ou seja, um
conjunto de medidas organizacionais que criarão uma rotina e tornarão seu
consultório um negócio organizado com resultados previsíveis.
Estas são as etapas básicas necessárias à implantação de um plano de carreira
e gestão de negócios para profissionais da área de saúde. Em geral estes
conceitos são fáceis e simples de serem aplicados, bastando para isto que o
profissional deseje de fato consolidar seu consultório como um negócio
profissional.
Nos próximos dias publicaremos uma série de artigos detalhando melhor este
plano de carreira e gestão, como forma de torná-lo acessível a todos os
profissionais que desejem obter sucesso profissional.