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Vendas - Falando a vendedores sobre tipos de compradores 

Data: 16/12/2008

 
 

Objeção sobre preço se resolve com matemática...

Hoje os vendedores profissionais estão cada vez mais solicitados no mercado. Pois temos o orgulho de ajudar o cliente a satisfazer sua necessidade com a melhor forma de negociação. Somos verdadeiros consultores, pois os clientes, além de terem muitos concorrentes nossos para fazer cotação, têm também, como aliados, compradores cada vez mais cultos e profissionais. A função de um comprador profissional é:

1. espremer o vendedor psicologicamente como vantagem;
2. querer vender a idéia de que seu preço é sempre mais caro comparado ao do concorrente;
3. chorar, chorar e chorar, afinal, esse é o seu papel e sempre será...

Todos sabemos que um comprador sempre terá várias desculpas para protelar e conseguir o melhor preço. Tudo bem! Essa é a função dele. A nossa é neutralizar as objeções, torná-las favoráveis para nós e ajudar o cliente, fechando o negócio da melhor forma possível. Na verdade, quando o cliente nos força com suas objeções, ele está querendo mais argumentos, mais certezas para fechar o negócio. E é sobre isso que falaremos agora.

Com toda a tecnologia e a vasta gama de informações existentes, quatro tipos de compradores sobressaem no mercado. Podemos nomeá-los de uma forma um tanto curiosa:

1. Comprador Especialista;
2. Comprador Vítima;
3. Comprador do Mercado de Pulgas ou Eletrocardiograma;
4. Comprador ''Berimbau por gaita'', tradicionalmente conhecido como comprador ''Alho por bugalhos''.

Amigos vendedores, veremos agora como eles atuam, a melhor forma de tornar suas objeções mais um impulso para o fechamento e ainda ganharmos um aliado referencial nesse mercado que é do tamanho de nossa imaginação. Também vamos compartilhar uma técnica de venda eficaz e fulminante para chegar a um fechamento rápido.

Esta técnica de fechamento se chama Técnica Matemática, na qual, usando os quatro sinais matemáticos, chegaremos ao resultado desejado em nossas negociações.

Veja como funciona o uso da técnica em cada um dos compradores:

Comprador Especialista

O Comprador Especialista é aquele que acha que sabe o preço de tudo mas, na verdade, não sabe o preço de nada. Também é conhecido como ''comprador Gerson'', aquele que gosta de levar vantagem em tudo. Vamos usar o exemplo da venda de um produto intangível, na qual você irá somar os benefícios que o comprador obterá comprando de você.

Imagine que você vende planos de saúde e o comprador alega que o seu plano é o mais caro do mercado e não vale o valor para fechamento. Some os benefícios, como no exemplo abaixo:

Comprador: O seu plano de saúde está 75% mais caro em relação ao do seu concorrente.

Vendedor: Concordo com o seu ponto de vista. Aparentemente todos os planos de saúde são iguais. Mas o meu é o melhor plano de saúde, Senhor Comprador, pois ele oferece mais pontos de consulta na cidade, transporte gratuito, facilitando sua locomoção e possibilitando o ganho de tempo; convênios com inúmeras farmácias, onde o senhor obterá descontos de até 40% nos medicamentos; tem sede própria, onde treinamos os nossos funcionários para melhor atendê-lo e recebê-lo da forma mais cortês possível; e, com certeza, o senhor terá ainda mais ganhos fechando o contrato agora mesmo. Somando todos os benefícios que estamos passando para o senhor a partir de agora, com certeza, o seu investimento se tornou menor e, no mínimo, com um valor justo com relação à concorrência.

Comprador Vítima

O Comprador Vítima é aquele que, por melhor que seja o negócio para ele, sempre se acha enganado ou prejudicado. É aquele que gosta do bom e do melhor, mas não gosta de pagar por isso. Vamos usar um exemplo de venda de copiadoras e supor que, no exemplo, a sua marca é a líder de mercado.

Comprador: Sua máquina copiadora tem a melhor qualidade, sem dúvida. Porém, é muito cara.

Vendedor: Só para que eu entenda melhor, Senhor Comprador, quando diz ''caro'', a que o Senhor se refere? Comprando o meu produto, o Senhor tem a melhor garantia de mercado, equipes técnicas especializadas, assistência técnica local em até 24 horas, garantia de 10 anos na reposição de peças, seguro contra roubo e incêndio e ainda a garantia de 30 anos de investimentos em novas tecnologias para melhor atendê-lo.

Comprador: Se você me der 20% de desconto, eu fecho o negócio...

Vendedor: Tudo bem, Senhor Comprador, então vamos tirar a garantia e a assistência técnica local. Tudo bem?

Comprador: Claro que não.

Vendedor: Então, vamos tirar o seguro contra roubo e incêndio, o suprimento e a reposição de pecas gratuitas. Ok?

Comprador: Você veste mesmo a camisa de sua empresa. Tudo bem, vamos fechar o negócio no valor que me foi passado no orçamento.

Vendedor:
Tenho certeza que o Senhor fez o melhor negócio. Parabéns pela escolha.

Nesta técnica, subtraia o que a concorrência tira do seu produto para que o seu preço pareça mais barato, sendo que, no seu produto, o serviço é adicionado para benefício do cliente. A concorrência tenta tirar proveito desta técnica de fechamento, tentando fazer com que o seu produto pareça mais caro. Proceda como o profissional: subtraia para somar no final e tenha sempre sucesso.

Comprador do Mercado de Pulgas ou Comprador Eletrocardiograma

Este comprador é um tipo curioso. É o típico que pesquisa variáveis de mercado sem nenhuma ética de comparação e ainda acaba atacando o ponto de equilíbrio do profissional de vendas.

Veja como ele atua normalmente:

Comprador: Gostei de tudo, mas pretendo cancelar o pedido, pois, segundo uma pesquisa que fiz, comprovei que posso comprar panetones mais baratos da China. Além de não querer comprar o produto que veio me oferecer, quero cancelar o pedido anterior, se não baixar o preço.

Vendedor: Senhor Comprador, eu entendo a sua apreensão quanto à minha oferta, mas, ao longo da minha carreira, aprendi que os clientes têm três critérios para compra: melhor qualidade, melhor atendimento e, é claro, menor investimento. Descobri também que nenhuma empresa oferece as três coisas por um investimento que não justifique o conjunto. Quem garante a qualidade do produto importado quanto à sua qualidade como alimento? Nós lhe oferecemos o melhor serviço, a melhor matéria prima, a melhor embalagem e a pesquisa constante para que o Senhor ofereça o melhor produto, multiplicando, assim, cada vez mais sua qualidade de venda e ganho, inclusive melhorando a qualidade de vida de seus clientes. Sendo assim, está provado e justificado que o meu produto e serviço são os melhores. Muito obrigado pela sua preferência e vamos programar já o próximo pedido.

O Comprador ''Berimbau por gaita'' ou, como é popularmente conhecido, ''Alho por bugalhos''

Este, talvez, seja o tipo de comprador mais comum em nosso mercado atual. É normal ele começar o diálogo reclamando do preço do seu produto. Veja o exemplo e aumente muitas vezes o seu resultado de vendas. Neste exemplo, usaremos um vendedor de rolamentos para máquinas agrícolas.

Comprador: Chamei o senhor aqui para lhe dizer que vou trocar de fornecedor de rolamentos, pois o seu produto está muito fora da nossa realidade de custos...

Vendedor: Realmente, hoje, a maioria das coisas parece custar muito caro. Mas, Senhor Comprador, pode ser mais específico nesse ponto, por favor... Caro, comparado a quê?

Comprador: Temos rolamentos até pela metade do seu preço no mercado hoje...

Vendedor: Se dividir o produto pela garantia de cinco anos que lhe damos, verá que o custo é justo.

Comprador: Mas isso não justifica um valor tão alto...

Vendedor: Nosso valor é justo, pois nossos rolamentos não dão trabalho em sua produção, possuem o melhor acabamento do mercado, ajudam na sua linha de montagem, possuem maior durabilidade, facilitando assim a vida do seu cliente, que estará satisfeito com a manutenção mínima que terá em seus produtos. Se somar o tanto de benefícios que estamos oferecendo e dividir pelo que paga, verá que está ganhando muito lucro e clientes satisfeitos por um mínimo de investimento.

Essa técnica é baseada na diminuição do valor de custo, dividida com o custo vezes o benefício e uso em tempo integral.

Compare e mostre ao seu cliente que a duração do seu produto valerá o investimento sempre. A objeção de preço perderá totalmente a força quando aplicada essa técnica.

E sempre lembre que você é o vendedor consultor do seu cliente. Antecipe objeções com benefícios. Mostre, também, o orgulho que você tem pela sua empresa, pelo seu produto, e irradie entusiasmo com sua satisfação pessoal pela profissão.

Lembre-se de que não existe coisa pior no mercado que um vendedor que vende somente preço. E quem somente compra preço e não vê os valores agregados são suas merecidas vítimas.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Paulo Silveira
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