A comunicação estratégica é indispensável na mudança organizacional. A forma
como a comunicação é processada e gerenciada pode gerar influências no clima da
organização, e essas influências podem ser reforçadas ou refutadas pelo padrão
de cultura organizacional.
Diante disso, podemos considerar que uma comunicação é estratégica quando leva
em conta o estado atual do clima organizacional e o tipo de cultura da
organização. Os resultados, tanto do clima como da cultura organizacional
estabelecem as estratégias a serem utilizadas.
A importância em ouvir o cliente interno
Uma das estratégias comunicacionais está baseada no sistema de ouvidoria
interna. A dinâmica que tem levado as organizações a ouvir seus clientes
internos é um dos muitos aspectos que são reflexos das mudanças organizacionais.
O sistema de ouvidoria é por si só estático. Portanto, é necessário que os
gestores incentivem a participação, seja divulgando o sistema, mostrando os
benefícios potenciais da participação e constantemente fornecer o feedback aos
envolvidos. Qualquer que seja a reclamação ou sugestão, o feedback é
indispensável para a existência saudável de um sistema de ouvidoria interna.
A ouvidoria pode ter o papel comunicacional de integração. Para tanto, necessita
de uma adequada organização das informações coletadas a fim de viabilizar o
desenvolvimento de estratégias.
Dentro da empresa, processam-se determinadas formas de comunicação, e nesse
contexto inserem-se as mudanças. Cabe a lideranças organizacionais decodificar
as formas de comunicação existentes e inserir os resultados dessa decodificação
nas estratégias dos processos de transição.
Uma organização não se modifica estrategicamente apenas adquirindo novos
equipamentos. É uma auto-sabotagem tentar modificar uma empresa sem um
gerenciamento que realize as conexões necessárias. As organizações obterão
maiores resultados se levarem em conta o ser humano envolvido nos processos de
trabalho.
Considerações finais
Um dos primeiros passos para estabelecer sistemas participativos de trabalho
começa com a abertura dos canais de comunicação.
Nesse aspecto criar um sistema de ouvidoria interna pode colaborar com as
estratégias organizacionais, pois ouvir o cliente interno é tão importante
quanto ouvir o cliente externo. Na verdade, a qualidade dos produtos ou serviços
são garantidos pelos clientes internos satisfeitos.