Carreira / Emprego - O Que Seus Olhos Dizem
A natureza da troca de olhares transmite uma enormidade de informações. A
dilatação das pupilas, a freqüência com que a pessoa pisca, a direção do olhar e
a maneira como os olhos estão abertos, tudo isso transmite mensagens muito
claras.
Em conseqüência destas informações, o olhar desempenha um papel crucial no
ambiente de trabalho, pois é uma maneira de obter e oferecer feedback em
reuniões, durante negociações, frente a impasses, na hora de fazer
recomendações, etc. Isso é uma ferramenta imprescindível quando se quer atingir
sincronia com alguém.
Segundo sérias pesquisas realizadas no campo comportamental, as pessoas olham
para as outras por volta de 75% do tempo em que estão falando, mas apenas 40% do
tempo em que estão ouvindo. Daí a necessidade de ''ouvirmos com os olhos''
enquanto o outro fala.
Por isto, atenção às dicas abaixo:
- Evite desviar o olhar enquanto fala com alguém, pois significa que você
está hesitante ou falando sem fluência.
- Não crave os olhos no chão ou no teto.
- Olhe para o outro enquanto fala, mas não fixe nele o seu olhar, pois
essa atitude causa uma sensação de desconforto e significa ameaça.
- Afastar constantemente o olhar também não dá bom resultado – normalmente
compreendido como sinal de incerteza, de que se tem algo a esconder ou até
de que se está mentindo.
- Ainda, fechar os olhos enquanto está falando demonstra que está
entediado ou se sente superior. Pessoas assim negam tanto a quem estão
falando quanto a quem estão ouvindo a oportunidade de receber e dar
feedback.
- Quando estiver conversando com várias pessoas, convém olhar para cada um
mais ou menos em igual medida. Contudo, olhe primeiramente para o
interlocutor que lhe dirigiu a pergunta (por exemplo, se questionado sobre
algo) e, de forma rápida, olhe a seguir para cada um dos outros.
- Ao olhar para alguém, está trocando impressões. Por isso, de vez em
quando, diga ''sim'' com a cabeça. Se inclinar a cabeça um pouco está
sinalizando que está interessado e ouve com atenção.
Lembre-se: quando você olha para as outras pessoas nos olhos enquanto fala e
ouve, começa a ser visto não apenas como excepcionalmente bem disposto, mas
também como mais confiável e sério.
Referência:
curriculum.com.br
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