Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Currículo (curriculum) - Não faça panfletagem com o seu currículo 

Data: 12/12/2008

 
 

Todos sabemos que o mercado de trabalho não está fácil. As oportunidades de emprego estão raras, e a quantidade de pessoas desempregadas em nosso país é bastante alta.

Cada vez mais há a necessidade de colocar foco em nossa busca em vez de ficar mandado o currículo a torto e a direito por aí.

Recentemente uma amiga pediu que eu lhe enviasse currículos para duas vagas confidenciais que ela tinha na empresa em que trabalha. Como faço parte de diversos grupos de Recursos Humanos pela Internet, coloquei o anúncio da vaga deixando claro os requisitos que ela queria, além de estabelecer uma data limite para o recebimento dos currículos. Qual não foi minha surpresa ao receber vários, ou melhor, um número enorme de CVs absolutamente fora do perfil delineado, outros de vagas que nada tinham a ver com a solicitação, e muitos ainda totalmente fora do prazo.

Panfletar o currículo é a forma que mais distancia os candidatos do mercado de trabalho. É o mesmo que atirar para todos os lados: nunca acertaremos o alvo pretendido.

Quem busca uma colocação ou uma recolocação no mercado de trabalho que hoje é cada vez mais competitivo deve ter uma palavra em mente: objetivo.

A primeira coisa a deixar clara no corpo do próprio CV é o objetivo que pretendemos alcançar, ou seja, o cargo ou a área que queremos e temos competência para assumir no futuro cargo pretendido. Já recebi centenas de CVs, onde sou obrigada a ler o currículo inteiro para descobrir o que a pessoa quer fazer. Os profissionais que são responsáveis pelo recebimento de currículos na empresa têm que olhar centenas ou milhares dos mesmos por dia, portanto, quanto mais focado melhor. Panfletagem é a melhor maneira de se autoboicotar e deixar o emprego para dias tardios.

Outro dado importante é fazer o CV no Microsoft Word e com tamanho de fonte legível, no mínimo de tamanho 12. Esqueça os outros aplicativos.

É importante identificar sempre no corpo do assunto, caso mande via e-mail, a vaga à qual se candidata e fazer uma pequena apresentação no próprio e-mail. Mandar CVs sem escrever nada no campo ''assunto'' é garantia de que o mesmo será apagado por quem o recebeu, já que existem atualmente vários vírus enviados desta forma. Lembre-se que o e-mail não é uma carta, portanto, nada mais inadequado do que começar a mensagem escrevendo: Prezado Senhor(a). Especifique o nome da pessoa ou empresa à qual pretende mandar no e-mail.

Existem alguns candidatos que mandam CVs utilizando os ''nicks'' (apelidos) que utilizam na Internet. Lembre-se que isto caracteriza falta de profissionalismo. Também não utilize ''coraçõezinhos'' e figuras infantis no corpo do e-mail. Você está concorrendo a uma vaga, e não mandando e-mails para um grande amor.

Se você não sabe para onde enviar o seu CV, prefira os sites da Internet especializados nisso, tais como o próprio Curriculum.com.br.

Certifique-se também de que as pessoas que dizem querer ajudar você estão de fato ajudando. Neste caso que citei anteriormente, percebi que muita gente passa dados incompletos para os amigos, tais como data-limite para recebimento, especificação da vaga, entre outros. Pelo seu próprio bem, afaste-se definitivamente de pessoas assim: elas não estão ajudando, estão prejudicando. Um verdadeiro amigo tem interesse real que você consiga um emprego e passará todas as informações em tempo hábil. Se este amigo for um profissional de RH, ele tem por obrigação jamais incentivar o uso da panfletagem. Um bom profissional de Recursos Humanos sabe que este é o caminho mais rápido para não se conseguir um emprego!

Faça boas escolhas na vida, tanto de amigos, quanto de empresas que poderão contratar você. Gente sem foco na vida aceita qualquer coisa, deixa se levar pelos acontecimentos em vez de delimitar o seu campo de ação.

Procurar qualquer coisa para fazer é o melhor meio de não encontrar nada. Verifique aquilo que você sabe fazer melhor e vá atrás disso, não desperdiçando nem o seu tempo, nem o dos demais.



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Suely Pavan
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Defenda-seConstituição Federal - Dúvidas freqüentes : » O que diz a Constituição Federal sobre a "divisão da Justiça"?
VendasA voz do cliente
Modelos de documentosRequerimento: Alvará inicial de funcionamento de Laboratório
Defenda-seConstituição Federal - Dúvidas freqüentes : » Quais as competências da União, Estados e Municípios para criar impostos? (art. 153 e seguintes)
Carro / VeículoVale a pena comprar um carro usado de uma locadora de veículos?
MotivaçãoPara motivar, enfie um prego
Impostos / TributosSuper Simples, como funciona
Impostos / TributosMais de um terço do faturamento das empresas é destinado aos impostos
Defenda-seJuizado Criminal: Qual o procedimento ?
Carreira / EmpregoInsegurança, medo, inveja, raiva... Transforme-os em sentimentos positivos!