Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Entrevista de emprego - Não passou na entrevista. E agora? 

Data: 10/12/2008

 
 

Não se abater com respostas negativas é um dos principais pontos para quem está à procura de um emprego. Confira mais dicas de especialistas para quem está nesta situação

Ninguém quer engordar as estatísticas de desemprego no País, certo? No entanto, a fase de busca por um emprego é uma das mais estressantes para qualquer pessoa. O primeiro passo é distribuir currículos, visitar empresas, pedir ajuda a amigos e parentes, recorrer a agências de emprego e ficar angustiado esperando o telefone tocar. O tempo passa e ele toca. E toca uma, duas, três, várias vezes. Aparecem convocações para dinâmicas de grupos, testes escritos, entrevistas pessoais, mas a tão sonhada contratação não chega. Afinal, por que isso acontece? Onde está o problema?

Segundo Wilson Mileris, consultor especializado em motivação, todo recomeço é difícil e o candidato não pode se desesperar. “Não adianta ficar angustiado e ansioso, pois o próprio entrevistador acaba percebendo essa ansiedade, e você pode perder oportunidades valiosas de se recolocar”, afirma o consultor. Mileris lembra ainda que a angústia coloca o candidato em estado de excitação emocional, projetando um sentimento de ameaça já que ele contrapõe o futuro com a possibilidade de fracasso. “A ansiedade gera intranqüilidade alterando a afetividade do candidato e impede que ele se mostre por inteiro”, comenta.

O mercado está cada dia mais exigente e a maioria das empresas procura profissionais que sejam dinâmicos, criativos e com um currículo recheado de competências. “Fazer acontecer, esses verbos definem bem o que o mercado busca. Insegurança ou comportamentos inadequados muitas vezes atrapalham o profissional na hora da entrevista e fazem com que ele seja descartado de uma vaga, que poderia ser sua”, comenta Mileris.

Outra necessidade que deve ser priorizada é a reciclagem. Um bom profissional não fica parado no tempo, portanto não adianta manter-se tranqüilo e seguro, se o currículo estiver ultrapassado. João Pedro Caiado, consultor em recursos humanos e especialista em serviços de headhunter e outplacement , diz que o correto é se manter atualizado com o mercado de trabalho e exercitar o hábito de procurar emprego sempre que necessário.

Aprimorar o currículo também é importante. “Fazer cursos, assistir palestras e se especializar na área torna o profissional mais competitivo e mostra o quanto ele gosta e se interessa pelo que faz. Em uma seleção isso conta bastante”, afirma Caiado. Segundo o consultor, iniciativa e flexibilidade também são atributos indispensáveis para a recolocação de trabalho. “As empresas buscam pessoas dinâmicas e que saibam resolver problemas ao invés de apenas apresentá-los”, afirma.

Os dois profissionais dão cinco dicas fundamentais para o sucesso em processos de seleção:

  1. Mantenha a tranqüilidade;
  2. Tente expor suas habilidades de forma clara;
  3. Pesquise sobre a empresa. Assim você se mostrará interessado e conhecedor dos negócios da companhia;
  4. Mostre-se com vontade e motivado a fazer parte da nova empresa;
  5. Não minta na hora de atualizar o currículo

“Se o profissional estiver em conformidade com os itens acima e ainda assim não for aceito, tenho uma dica final: Não desanime nunca, mais cedo ou mais tarde você estará recolocado e nem vai se lembrar de todo o estresse que passou para conseguir um novo emprego. Lembre-se, isso também passará” , conclui Mileris.



 
Referência: Guia do emprego
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoMudança de cidade: veja quais fatores atraem profissionais qualificados
Negócios / EmpreendedorismoRetenção de clientes – Reavaliando o foco e as ações
Carreira / EmpregoDia do Relações Públicas: saiba mais sobre salário e áreas de atuação
Investimentos / FundosDicas de como administrar melhor os seus investimentos
Carreira / EmpregoTrabalhou como temporário no Dia das Mães? Saiba como ser efetivado
ConsumidorCrianças de 8 a 14 anos influenciam 67% das compras feitas pelos pais
Currículo (curriculum)Dicas para começar a elaborar seu currículo
Ações / Bolsa de ValoresProventos: conheça os tipos e os mecanismos de pagamento
13° salárioQuer investir o 13º? Escolha a melhor aplicação de acordo com o seu perfil
ConsumidorCuidado com as peças de mostruário