Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consumidor - Mercado: Como devo pagar ? 

Data: 30/05/2007

 
 

À vista ?
À prazo ?
Cartão de Crédito ?
Cheque pré-datado ?

À vista
Compra a vista é sempre a melhor opção, principalmente nos momentos de crise econômica. Se você não tem pressa em comprar um produto, poupe o dinheiro. Em muito menos tempo do que o prazo de pagamento das prestações, você poderá ter juntado a quantia suficiente para comprá-lo à vista. Mas, mesmo assim, o consumidor precisa estar atento para não ter prejuízo. É preciso pesquisar, porque existem diferenças de preço de uma loja para outra. Por outro lado, ao comprar a vista o consumidor sempre tem a possibilidade de negociar, pedir um desconto e fazer um bom negócio.

À prazo Comprar um produto em suaves prestações pode ser um bom negócio, mas é preciso ficar atento para os seguintes detalhes:
- O vendedor deve informá-lo sobre: o preço do produto, ou serviço, à vista e a prazo; número de prestações; - a taxa de juros; - juros de mora, se houver atraso no pagamento; - outros acréscimos previstos por lei.;
É sempre melhor começar pesquisando o menor preço e comprar à vista;
· Se isso não for possível, prefira a loja cujo total a prazo for menor;
Verifique se a taxa anunciada é a mesma cobrada no financiamento. Pois nem sempre as lojas deixam isso claro para o consumidor, e na maioria das vezes, a taxa é bem maior; As taxas de juros podem variar de uma loja para outra e até mesmos entre lojas de uma mesma rede; Cuidado: a taxa mensal de juros, paga em suaves prestações, pode ser maior que a inflação de um ano inteiro; Os juros crescem com o aumento do número de parcelas. Por isso, quanto maior o número de prestações, mais caro fica produto. Em menos parcelas, a taxa de juros é menor; Para evitar surpresas, peça, sempre, ao vendedor para fazer os cálculos na hora; Algumas lojas costumam vender em três ou quatro vezes sem juros. Só que, nesse caso, é bom conferir se é sem juros mesmo. Isto porque algumas lojas já embutiram os juros das prestações no preço à vista; O preço inicial também é muito importante. Para não cair nessa armadilha, só pesquisando o preço à vista em vários estabelecimentos.

É bom saber que:
A multa por atraso de pagamento não pode ser maior do que 2% do valor da prestação;
· Você pode adiantar o pagamento da dívida toda ou de parte dela, com direito a redução proporcional dos juros e outros acréscimos.

Cartão de Crédito Todos os cuidados que o consumidor deve ter nas compras à vista e a prazo, precisam ser tomados nas compras feitas com cartão de crédito: Assim como nas compras a prazo, no caso dos cartões de crédito, fuja dos juros e do excesso de prestações. Os juros cobrados pelos comerciantes, mesmo altos, são menores que os do cartão.Devido aos juros altos, o cartão não deve ser usado para financiar compras a prazo, mesmo com a possibilidade de adiar por até 40 dias o vencimento. Ele pode ser usado se for parcelado pela loja, ou seja, como se fosse um cheque pré-datado, em que, no ato da compra, já se sabe o valor a ser pago em cada parcela. Certifique-se de que o cartão que lhe é devolvido pelo lojista depois da compra é realmente o seu. Cuidado com as compras feitas por telefone ou pela Internet Antes de dar o número do seu cartão, é melhor certificar-se se o site oferece segurança. Para isso, basta verificar se no canto esquerdo inferior da tela há um cadeado fechado.

Cheque pré-datado É a maneira mais rápida, para comerciantes e consumidores fazerem crediário desburocratizado. Só que exige cuidados muito especiais por parte do emitente do cheque.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cheque tem o valor de um contrato - desde que intermedie uma relação de consumo - e não pode ser desrespeitado. Porém, conforme a legislação específica, o banco pode descontá-lo assim que for apresentado, já que o cheque é uma ordem de pagamento à vista, independentemente do trato entre o emitente e o beneficiário. Aqui está o perigo. Por isso é preciso tomar alguns cuidados: cheque pré-datado deve ser sempre nominal e com a data em que deverá ser depositado nunca deve ser preenchido com o dia da compra; também não se deve assinar atrás, porque poderá ser passado para terceiros, os quais poderão depositá-lo antes da data; Para maior garantia, deve-se fazer constar na nota fiscal o número do cheque emitido para pagamento. Se for pré-datado, anote a data em que deve ser depositado; Se o cheque pré-datado for apresentado para desconto no banco antes da data combinada com a loja onde foi feita a compra, o beneficiário pode ser responsabilizado por eventual dano Sofrido pelo emitente



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :