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Carreira / Emprego - A vantagem no futuro será a capacidade de aprender 

Data: 09/12/2008

 
 

"A única vantagem competitiva das empresas do futuro será a capacidade de seus gerentes aprenderem com mais rapidez do que os concorrentes", Arie de Geus, ex-diretor de planejamento da Royal Dutch/Shell. Começo com essa citação porque está relacionada à mensagem que quero passar e continuo com um exemplo que me deparo constantemente. O diretor de marketing de uma empresa pede para nos encontrarmos. Pergunto como posso ajudar e ele responde: "O grupo de pessoas da minha equipe é o melhor do mercado."

Individualmente são brilhantes, mas como grupo tem um desempenho medíocre. Temos metas bastante agressivas e se não melhorarem isso rapidamente, a situação ficará realmente difícil para todos."

Na minha carreira como consultor e coach organizacional tenho escutado inúmeras vezes declarações assim. Prestem atenção em como o impasse é apresentado por quem lidera a equipe. Mentalmente ele não se vê como parte e já diz o ditado, "o sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão". Esta forma de pensar é um dos principais inimigos da liderança e do trabalho em equipe. Desativar é o melhor jeito para evitarmos entender como o problema foi gerado e nos colocarmos propositalmente como parte dele.

O culpado é aquele que é responsável pela geração do problema. O protagonista se coloca como responsável frente ao problema, mesmo sem ter sido o gerador. Quando elegemos ser parte da dificuldade, conseguimos mais poder para sermos parte da solução. Deixamos de nos posicionar como "inocentes" e como conseqüência ganhamos "poder" para resolver. Vejamos como poderia apresentar a mesma questão, mas sob outro ponto de vista: "O grupo de pessoas na minha equipe é o melhor no mercado. Individualmente são brilhantes, mas como equipe temos um desempenho medíocre. Entendo que eu, como líder, devo estar contribuindo para que isso aconteça. Ainda não sei como contribuo para o desempenho ruim, mas acho que deveria mudar algo em mim para fazer o time progredir."

Reparem que a idéia não é que o chefe assuma total responsabilidade, já que isto seria a outra face da mesma moeda, igualmente ineficaz. Todo grupo está co-criando os resultados e cada um deverá conseguir ver a si mesmo como parte para aumentar as chances de sucesso.

A primeira coisa que a maioria das pessoas pergunta frente a um erro é "quem foi?". Tentamos nos proteger, explicando que a culpa não foi nossa (talvez, até culpando outros). Não há aprendizado e o grupo cai no círculo vicioso de enganos. Para criar um círculo virtuoso, as equipes e aqueles que têm a responsabilidade de gerenciá-las, devem se convencer de que as faltas são tesouros e que o ato de falar livremente de como errou, é um imenso valor para todos. Isto permite à equipe entender o processo que gerou os enganos, mudá-lo no futuro e melhorar o desempenho coletivo.

Para motivar a mudança tenho algumas sugestões: lembre que tanto você quanto os outros estão agindo racionalmente com o interesse principal de se proteger e cuidar da fonte de dinheiro; apresente o obstáculo a toda equipe; reconheça-se como aquele que também se protege e procura culpados; proponha a mudança, exponha seus benefícios frente à próxima dificuldade, evite procurar culpados e use-a como uma oportunidade de aprendizagem coletiva.



 
Referência: anefac.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :