Negócios / Empreendedorismo - Gestão de conhecimento
Um ponto altamente valorizado atualmente é o conhecimento, o capital
intelectual das pessoas envolvidas em todo o processo de criação de produtos,
serviços, estratégias, aplicações, nos estudos necessários para o
desenvolvimento de novos mercados ou aumentar a fatia de mercado perante a
concorrência.
Para um profissional de Marketing é importante que sua equipe tenha
conhecimentos variados, seja composta por diferentes culturas e com um
conhecimento superior, auxiliando-o a definir corretamente as estratégias e
trazendo o que há de mais novo no mercado.
Algumas vezes pode-se imaginar que a gestão do conhecimento deve prender as
pessoas, na verdade a liberdade dada a criatividade é o maior trunfo,
logicamente alguns produtos ou serviços são descartados, devido a sua
viabilidade no mercado ou ser melhorado e adaptado aos desejos e necessidades do
consumidor.
Com a evolução constante do mercado, os concorrentes, agora, mundiais e um
consumidor muito mais informado e com novos desejos e necessidades, elevando
assim a exigência mínima para as características de produtos e serviços
ofertados.
O conhecimento faz parte do ser humano, deve ser parte da capacidade de
realização da organização e trazer aprendizado contínuo, melhorando a
criatividade, permitindo crescimento intelectual e profissional, bem como
trazendo mais clientes para a organização.
Para que a gestão seja mais eficaz, devem ser abordados pontos como:
- Diversidade de colaboradores: quanto maiores as diferenças entre
as pessoas dentro de uma organização, melhor;
- Aprendizado contínuo: somente produzir não é mais possível, os
processos sempre devem ser aprimorados;
- Foco: os objetivos auxiliam, e muito, na hora de balancear
estratégias, criar produtos e serviços para o mercado;
- Fatores culturais: entender que cada mercado tem a sua
particularidade é vital e faz com que os ajustes necessários sejam feitos;
- Conhecer os concorrentes: para entregar ao cliente um produto
melhor, deve-se saber exatamente o que as demais empresas produzem;
- Compreender o mercado: produtos nascem e somem, bem como os
consumidores podem trocar de marca, por motivos monetários ou de percepção
de valor;
- Realizar pesquisas constantemente: podem ser usados dados
históricos, coletar dados diretamente com consumidores e transformá-los em
Informação concreta e precisa;
- Ouvir o cliente: o consumidor quer ser respeitado e levar o
melhor produto que pode comprar;
- Compartilhar a Informação: guardar segredos é perder
oportunidades preciosas diante da concorrência;
- Planejar: cada passo tem seu momento certo, definir um caminho é
evitar a perda do foco;
- Conhecer as oportunidades de mercado: em certos momentos as
oportunidades surgem em dados coletados em uma pesquisa, o que leva a
entender a importância de todo o processo e a necessidade real de ouvir o
cliente.
As organizações devem buscar a gestão correta para que o conhecimento tenha
um grande efeito dentro e fora dela, muitos são os pontos que influenciam o
sucesso maior ou menor de cada empresa no mercado, principalmente quando não há
uma adequação correta de valores entre os colaboradores e a organização.
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