Carro / Veículo - Quer comprar veículo em feirão? Atenção para não ter prejuízo
De tempos em tempos, diversas fábricas e concessionárias de veículos promovem
feirões, para atrair os consumidores e vender as peças que estão no estoque.
Como as condições costumam ser bastante favoráveis, muitos clientes lotam os
locais e realizam negócios sem tomar as devidas precauções, podendo ter
prejuízos no futuro.
Compre com calma
De acordo com a técnica de proteção e defesa do consumidor do Procon-SP, Márcia
Christina Oliveira, a coisa mais importante a ser observada nestes casos é a
garantia contratual dada pelas lojas ou fabricantes.
"Como a garantia de 90 dias é obrigatória por lei, o cliente deve observar o que
os vendedores oferecem de cobertura após esse período", ensina.
Geralmente, os fabricantes e revendedores de veículos garantem o motor e o
câmbio por mais alguns meses. Com isso, se houver algum outro problema, o
consumidor deve arcar com os custos do conserto.
Avarias e defeitos
Em muitos casos, os veículos vendidos apresentam algum tipo de defeito ou
avaria, por isso custam bem menos que os normais. No entanto, os problemas devem
vir especificados na nota fiscal.
"Se o defeito ou avaria não for discriminado, a loja ou fabricante deve dar
cobertura total, dentro do prazo estabelecido", orienta Márcia.
Dicas para um bom negócio
Além de avaliar a estrutura física do veículo - o que inclui peças, lataria,
estofado, equipamentos e opcionais - o consumidor deve checar se a documentação
está em dia, para não correr o risco de ter dores de cabeça no futuro.
Segundo a técnica do Procon-SP, é preciso consultar se não há multas, se o IPVA
e o licenciamento estão em dia, se o chassi não foi adulterado e se alguma
seguradora não decretou perda total do veículo.
Compra direto com o proprietário
Caso uma pessoa física esteja vendendo seu veículo em um feirão, Márcia alerta
que não há relação de consumo. Portanto, o Código de Defesa do Consumidor não
pode ser aplicado.
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