Motivação - Manter a motivação
A primeira pergunta que me fazem a respeito da motivação de pessoas é: “Qual
a maneira de estimular uma equipe desmotivada?”
Primeiro, temos de entender a causa da desmotivação da equipe para podermos agir
de forma eficaz. Segundo, há vários fatores que levam à desmotivação. Terceiro,
além de perceber a causa da desmotivação, precisamos entender o comportamento
dos funcionários para perceber se é desmotivação ou falta de outras
competências. Como exemplo, temos a falta de iniciativa ou de prontidão. Quarto,
vemos que o líder de sucesso tem de observar dois lados da moeda: resultado e
motivação. Liderar é buscar resultados pela motivação. Assim, o líder
completo é aquele que consegue buscar resultados não negligenciando a motivação.
Os manuais explicam que ser um bom líder é aquele que sabe comportar-se
adequadamente de acordo com as mais diversas situações, ou seja, aquele que
consegue perceber cada uma delas e consegue adaptar o método de liderança às
circunstâncias, como também é aquele que deverá ser flexível agindo de acordo
com o estilo do liderado e da sua equipe, ou então, ouvirá falar que deverá ser
sincero e transparente, pró-ativo, curioso, audaz, automotivado naturalmente,
motivador; assumir riscos; apresentar uma postura positiva diante da vida, ter
autoconhecimento, visão de futuro e, acima de tudo, ter um equilíbrio emocional,
além de saber “voar de asa-delta”. Jamais deverá utilizar, no seu discurso, a
palavra funcionário e sim colaborador, não devera falar eu mas nós e, no final
do seu discurso, agradecer o empenho de todos, dizendo que fazem parte de uma
grande família.
A lista não termina aí. Você será lembrado constantemente de ser ético, como se
precisasse ser lembrado ou estarão duvidando de você. Já recebeu vários títulos
e condecorações, foi chamado de Feitor, Capitão, Maquiavel, Monitor,
“Puxa-saco”, “Dedo-duro”, Chefe, Coordenador, Supervisor; numa linguagem mais
moderna, Facilitador, agora não mais Chefe e, sim, Líder, Mentor, Coaching e, a
partir destes, quais serão os próximos que receberá? Ufa! Tantas instruções!
Quantos títulos!. Pelo jeito você tem mesmo de ser um super-homem ou uma
“big-mulher”.
O que temos reforçado nos treinamentos e nas palestras é a importância dos
diálogos e que a liderança é a busca de resultados, mediante recursos
tecnológicos, financeiros, mercadológicos, humanos e ela poderá ser
desenvolvida, a partir do momento em que você, líder, tiver basicamente dois
focos de atenção:
- no resultado esperado pela organização por meio de ações estratégicas;
- no desenvolvimento humano, favorecendo atingir os objetivos propostos.
Cada vez mais a liderança está envolvida em grandes desafios, particularmente
consideramos dois desafios: 1- gerar e gerir o equilíbrio entre produtividade e
motivação 2- estabelecer a real parceria na busca da melhoria contínua e
desenvolvimento. Em ambos encontramos a importância da criatividade e inovação.
A nossa experiência, em diversas empresas, fazem-nos assinalar: “Não se iluda!”;
“Não espere da equipe aquilo que você não é!”; “Numa empresa, nada ocorre de
baixo para cima. Você - como líder - ou dá o exemplo, ou nada, ou pouco
ocorrerá”; “Não exija que o pessoal trabalhe em equipe se você não trabalha“;
“Não espere que as pessoas sejam criativas, se você bloqueia ou inibe as novas
idéias”. É pelas pequenas atitudes e comportamentos que emitimos, que passamos a
nossa visão e nossos valores na realidade. Devemos deixar de representar vários
personagens de filmes de ficção. Lidere pela sua conduta própria. A experiência
também nos aponta que a maioria das atitudes positivas ou negativas somente são
tomadas quando os homens estão em grupo, pois, sozinhos, estes não se
manifestam. Desta forma, o sucesso de uma organização é substancialmente
influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si e por
toda a hierarquia da empresa, tanto verticalmente quanto horizontalmente.
As soluções dos problemas, lançamentos de novos produtos, ações e decisões são
resultados de um conjunto de cadeia produtiva, criativa, que perpassa do
presidente ao operário e, em todas as etapas, podemos perceber que existe entre
o cérebro para pensar, as mãos para executar. Neste caminho, bem no meio, há o
coração, para sentir, tanto dos lideres quanto dos liderados.
As pessoas efetivamente se envolvem, “vestem” a camisa, quando se emocionam pelo
que fazem, percebem a possibilidade de criar, inovar, fazer diferente. Há quem
diz: “Sem ‘tesão’, não há solução”.
Eu gostaria de ressaltar mais : “Você que é responsável pelos resultados da
empresa, deve lembrar-se de que, em todo o processo, há pessoas: gente lidando
com gente!”
Referência:
portalbrasil.net
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