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Imóveis - Menos gastos: cuidados na contratação de profissional para reforma da casa 

Data: 16/08/2007

 
 
Para que o sonho de realizar a reforma em casa não vire um pesadelo, com mais gastos para o bolso, é preciso atentar à contratação do profissional que realizará o serviço. Com isso, você evitará cair em histórias como a do pedreiro que não termina nunca a obra ou a de um pintor que sumiu depois que ganhou a quantia combinada.

O primeiro passo é escolher alguém habilitado para exercer a função, com curso técnico ou especialização. Você ainda pode optar pelo "faz tudo" do bairro. Esta mão-de-obra é a mais barata, porém não é a mais confiável. As conseqüências dessa escolha podem ser mais gastos para refazer o serviço e para a compra de outros materiais.

Como cobrar deles?
De acordo com a revista Dinheiro & Direitos, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), o valor costuma ser cobrado de acordo com o tamanho da reforma em questão. Isto porque o serviço cobrado por hora ou dia é mais caro.

Neste último caso, os profissionais podem ser ainda mais espertos do que você pensa. Eles demoram um bom tempo para realizar o serviço, alegando estarem sem material ou esperando, por exemplo, a parede secar, e acabam por ganhar mais com isso.

O pagamento deve ser combinado de acordo com cada tarefa cumprida. Depois de colocado o azulejo, por exemplo, pague o valor combinado para este serviço. Acompanhe todos os passos para ver se o trabalho está sendo bem feito.

Dicas para não ser enganado
Antes de realizar a obra, faça o orçamento com cada profissional que você conhece. Mas não escolha o mais barato. Muitas vezes, vale pagar mais para ter o seu sonho ou necessidades realizadas sem tantas dores de cabeça. Para não ser enganado, veja algumas dicas da Pro Teste.
  • Exija o uso de boa técnica (segurança, limpeza, cumprimento de prazos);
     
  • Solicite informações claras e corretas dos serviços e execução da obra;
     
  • Se não concordar, recuse as mudanças nas obras;
     
  • Se o material tiver problemas, procure a loja e o fabricante em até 90 dias depois da compra.
Faça contrato
Imagine começar a obra, pagar metade do valor destinado ao serviço e o profissional sumir. Uma boa forma de ter os direitos de consumidor garantidos, neste caso, é assinar um contrato com o autônomo. Veja-o como um prestador de serviços e, se a obra não for adequada, reclame nas associações de defesa do consumidor ou, até mesmo, na Justiça.

Mas o contrato não deve ser feito de qualquer maneira, ou então não terá validade. Existe um modelo no site da Pro Teste (www.proteste.org.br) que pode ser seguido. Apesar disso, saiba os itens que sempre deve conter um contrato:
  • Nome, RG e endereço do profissional e do consumidor;
     
  • Tipo de serviço e em que endereço será feito;
     
  • Valor da mão-de-obra;
     
  • Valor dos materiais e equipamentos incluídos no preço;
     
  • Especificação do material e responsabilidade pela sua aquisição;
     
  • Condições e formas de pagamento;
     
  • Datas de início e término do serviço;
     
  • Prazo e termos de garantia contratual;
     
  • Assinatura de ambas as partes e de duas testemunhas.


 
Referência: InfoMoney.com.br
Autor: Flávia Furlan Nunes
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :