Carreira / Emprego - Diga não
Para manter a produtividade em alta, é fundamental aprender a dizer não. Quem
é incapaz de recusar uma tarefa perde foco, centraliza decisões e acumula
trabalho. E sofre por causa disso. “Ao dizer não, as pessoas temem gerar
frustração nos outros”, diz Liamar Fernandes, consultora da BSP Career. Uma
pesquisa do portal Você com Mais Tempo — uma parceria de você s/a com a
consultoria Tríade do Tempo, especializada em gestão de tempo e produtividade —
revela que oito em cada dez pessoas têm dificuldade para negar um pedido.
Para 56%, o maior problema é dizer não ao chefe. O desafi o é como recusar
tarefas com assertividade, sem prejudicar sua imagem profissional. “Ser
assertivo é conseguir equilibrar suas prioridades com a dos outros”, diz a
consultora de carreira Maria de Fátima Ohl Braga. A seguir, listamos sete
situações do cotidiano corporativo que costumam causar estresse e mostramos
maneiras de dizer não a elas sem queimar seu filme com chefes e colegas.
Como dizer não quando...
1- Você trabalha em um projeto há meses e na véspera da entrega seu chefe lhe
dá uma tarefa urgente. Tocar as duas atividades é impossível, mas você acha
que dizer não para o chefe equivale a um pedido de demissão.
Solução: Assuma que não dá conta do recado e explique o porquê. “Se o
chefe insistir, peça para ele avaliar suas responsabilidades e estabeleça novas
prioridades”, diz Christian Barbosa, diretor da Tríade do Tempo.
2- Você recebe um trabalho de má qualidade e, para não criar atritos com a
equipe, prefere refazer tudo por conta própria.
Solução: Assumir tarefas dos outros prejudica sua produtividade e não
contribui para o desenvolvimento de quem trabalha com você. “Para não devolver
um relatório ruim à minha equipe, tive de trabalhar à noite, após o expediente”,
diz Rodrigo Domingues, de 28 anos, gerente de negócios da Primesys, empresa do
grupo Embratel. “Deveria ter recusado o documento.” O ideal é pedir que o
trabalho seja refeito, mostrar os pontos fracos e se colocar à disposição para
ajudar.
3- Você recebe a ordem de fazer algo que fere seus princípios éticos e
morais.
Solução: Aceitar um pedido desses costuma gerar angústia e culpa. A melhor
saída é a prevenção.
No dia-a-dia, exponha com clareza os valores em que acredita. Assim, as pessoas
saberão antecipadamente que tarefas você se recusará a cumprir por questões
éticas — e, se for o caso, buscarão outro nome para realizá-las.
4- Você recebe uma tarefa para a qual não se sente preparado.
Solução: Você não será tachado de incompetente por admitir, ocasionalmente,
que está despreparado. Quando estiver nessa situação, converse com seu chefe
sobre sua limitação. Isso desapontará seu superior? Talvez. Mas, provavelmente,
um trabalho ruim desapontará mais. “Por falta de familiaridade com a função,
levei uma semana para entregar um projeto que poderia ser resolvido em três
dias”, conta Alexandre Gromzynski, de 32 anos, gerente de projetos da empresa de
tecnologia CTIS.
5- Você é convocado para uma reunião que acontecerá na mesma hora de outro
compromisso já agendado.
Solução: Há casos em que o único jeito é remarcar. Se não for possível,
tente negociar uma permanência menor em cada um dos compromissos. Há alguns
meses, Rodrigo, da Primesys, estava de saída para um evento quando foi convocado
para uma reunião. Checou a pauta, para avaliar a importância de sua presença.
“Mostrei ao meu chefe que a reunião não seria proveitosa naquele momento”, diz.
Não é preciso largar tudo cada vez que for convocado pelo chefe. “Não há nada de
mal em negociar a agenda, desde que haja boas razões para isso”, diz Christian,
da Tríade do Tempo.
6- Você é convidado para assumir um cargo pelo qual não se interessa.
Solução: Aceitar uma proposta que contraria seus objetivos profissionais só
trará prejuízos — para você e para a organização. Agradeça o convite e explique
que a oferta não está alinhada ao seu plano de desenvolvimento. Mas esteja
preparado para a frustração de quem o recomendou. Paulo Roberto Oliveira
Martins, de 42 anos, gerente de operações da fornecedora de software Datasul,
perdeu a confiança de um antigo chefe quando se recusou a assumir uma função que
não lhe interessava. Seu chefe lhe deu duas opções de promoção e deixou clara
sua preferência. Paulo ficou com a outra. Decepcionei aquele chefe, mas a
escolha permitiu que eu pudesse evoluir da forma que achava mais certa”, diz.
7- Um cliente pede que você realize uma tarefa que não está prevista no contrato
que ele tem com sua empresa.
Solução: Mostre o contrato para o cliente e procure alertar para os riscos
que você e a empresa estão correndo ao desrespeitar o acordo. “Tente negociar
uma solução que agrade a todos”, diz Christian, da Tríade do Tempo. Se não der,
fique com o que diz o contrato, sem se importar com a reação do cliente.
Referência:
curriculum.com.br
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