É comum encontrar nas organizações em geral pessoas envolvidas somente com as
atividades relacionadas ao seu departamento ou à sua área, sem a noção do todo,
da sua participação nos processos internos bem como nos resultados alcançados e
muito menos com relação aos planos estratégicos da organização. O que contribui
decisivamente e positivamente para que haja perfeita integração entre as áreas é
trabalhar em equipe, participando de grupos integrados de melhoria formados por
pessoas de diferentes áreas, mas que fazem parte do mesmo processo.
Será que os profissionais dos diversos setores da organização conhecem e tem a
mesma visão do negócio? Como fazer para que todos tenham a mesma visão da
missão, dos valores e da estratégia da empresa? Vamos pensar por alguns
instantes na posição do vendedor, da secretária, da equipe que compõe a área de
produtos, compras, RH, administração, finanças, fábrica, sem esquecer da
telefonista, dos colaboradores terceirizados como pessoal da limpeza,
atendimento ao consumidor, etc. Qual a visão que eles possuem da empresa onde
trabalham, além do seu espaço de atuação, que alguns acabam transformando em
“mundinho”? Qual a imagem que estas pessoas divulgam da empresa em que
trabalham, do lado de fora do ambiente de escritório? Não podemos nos esquecer
que estas pessoas são os maiores propagandistas da organização onde prestam
serviços.
A comunicação escrita não é suficientemente eficaz neste sentido e o mesmo
acontece com os quadros de avisos, com a missão, a visão e os valores pendurados
nas paredes de cada departamento ou em todas as áreas de circulação. Isto é um
instrumento meramente informativo, mas somente a comunicação falada pode
envolver, integrar e causar uma sinergia entre todos os elementos que compõe os
diversos processos da empresa. Isto demonstra claramente a necessidade da
elaboração de uma comunicação ampla e corretamente planejada, a fim de envolver
todos os colaboradores em busca dos mesmos objetivos.
A melhoria constante nas atividades e processos, com o máximo de qualidade,
dedicação, disciplina, atenção, aperfeiçoamento, comunicação, integração, sem
perder o foco nas metas, nas pessoas e nos objetivos traçados pela empresa,
conhecendo a real participação de cada um nos processos e sua importância nos
resultados finais. Não é esta a visão ideal que todos devem possuir de uma mesma
organização?