Negócios / Empreendedorismo - Atendimento diferenciado aos clientes
O cliente é o rei! O cliente sempre tem razão! O cliente vem em primeiro
lugar!
Mas, afinal, será que nós já paramos para pensar e definir quem é esse cliente a
quem devemos prestar um atendimento tão bom, um serviço tão diferenciado, uma
vez que dependemos dele para que o nosso negócio prospere?
Numa visão generalista, nosso cliente é aquele consumidor que compra o nosso
produto ou serviço, que paga um valor justo por ele e que, segundo o nosso
sincero desejo, volte sempre! Podemos perceber e constatar que esta preocupação
com tratamento diferenciado ao consumidor vem se destacando cada vez mais e se
tornando o aspecto estratégico mais importante das organizações. Quem não
estiver cem por cento do tempo pensando nas necessidades do consumidor não
sobreviverá por muito tempo neste mercado tão competitivo.
Porém, vamos refletir um pouco na questão deste tema: quem são os nossos
clientes? Se partirmos do princípio de que cliente é todo aquele indivíduo a
quem prestamos um serviço conforme a sua necessidade, então obviamente a nossa
lista de clientes vai aumentar consideravelmente. Num ambiente organizacional,
todos os departamentos e seções são clientes entre si. Os funcionários que
trabalham em recursos humanos prestam serviços a todos os departamentos da
empresa e talvez sejam os maiores prestadores de serviços. Da mesma forma o
departamento de crédito presta serviços à equipe de vendas, que presta serviços
à área de produtos, etc, de forma a criar na empresa uma integração de funções,
em torno das mesmas metas e objetivos, na melhoria constante dos processos,
buscando atender, da melhor forma possível, as necessidades do consumidor final.
Por que, então, tantas empresas fracassam neste ponto, apresentando inúmeras
dificuldades no atendimento aos consumidores, completa desorganização interna,
constantemente apagando incêndios, criando uma competição negativa,
transformando os ambientes num verdadeiro “salve-se quem puder”? Será que não
estão se esquecendo de que o nosso primeiro cliente a ser bem atendido é aquele
que está mais próximo de nós? Que convive ao nosso lado diariamente? Que depende
de uma folha de papel ou de um relatório importante, de um telefonema, de uma
palavra de “bom dia” ou de um email rápido e eficiente na execução de suas
atividades? Esquecem-se de que todos estão no mesmo barco?
Segundo uma frase conhecida: “Os funcionários de uma empresa tratarão os
clientes da mesma forma que são tratados”. Como nossos funcionários e
colaboradores são tratados na empresa e pela empresa? São bem informados e
respeitados? Sentem satisfação em trabalhar nela ou estão lá somente pelo
salário? São motivados a desenvolverem a sua criatividade e utilizarem os seus
talentos ou são cobrados impiedosamente pelos seus erros e resultados a qualquer
custo? Os diversos departamentos prestam serviços entre si como verdadeiros
clientes que são ou competem pela preferência da diretoria?
Devemos prestar aos outros o mesmo tipo de serviço, atendimento e atenção que
desejamos para nós, não importa se nossos clientes são internos ou externos. No
dia em que este lema estiver na mente de todos e se transformar na conduta
exemplar das equipes, você pode ter certeza de que seus clientes e consumidores
estarão sendo bem atendidos e se sentirão plenamente satisfeitos, contribuindo
para o crescimento e prosperidade do seu negócio. E seus funcionários serão os
maiores propagadores da sua empresa.
Referência:
artigonal.com
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