Carreira / Emprego - Empresas com imagem negativa entre profissionais da área: qual é a causa?
Provavelmente, há uma lista de empresas nas quais você não faz questão alguma
de trabalhar. Em todos os setores, existem organizações pequenas, médias e
grandes com má reputação e os profissionais bem informados costumam pensar duas
vezes antes de mandar o currículo para elas.
Mas o que causa essa má reputação entre profissionais de determinada área? Antes
de mais nada, é preciso pensar em quem dissemina a imagem negativa das empresas
no mercado. A resposta é simples, e até óbvia: pessoas que já trabalharam ou
ainda trabalham nelas. Ninguém iria falar de um lugar que não conhece.
Salário
O diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero, diz que um dos motivos
mais freqüentes para a decadência da imagem institucional das organizações é o
salário oferecido aos colaboradores. Ele fala com base em sua experiência, já
que a Human realiza trabalhos para empresas que precisam revitalizar sua
reputação.
"Certa vez, ajudamos uma empresa cujos funcionários estavam muito insatisfeitos
e desmotivados. Muitos já haviam saído de lá, outros pretendiam sair e ainda
havia aqueles que não tinham interesse em trabalhar naquele lugar, porque não se
sentiam atraídos. Ao diagnosticar as causas, descobrimos que um dos motivos era
a remuneração. Não necessariamente o valor final, mas a falta de uma perspectiva
de aumento da mesma. Os colaboradores dessa empresa não tinham plano de
carreira".
Ele conta que esses funcionários sentiam falta de um planejamento de carreira
concreto, estruturado no papel e objetivo. Para que as pessoas se sintam
motivadas e com um objetivo a ser perseguido, necessitam de um plano que
contenha, inclusive, prazos para atingir cargos mais altos, conforme os
resultados determinados pela companhia são alcançados.
"Nessa empresa em questão, encontramos até alguns colaboradores que funcionavam
como uma espécie de faz-tudo. O líder não estabelecia uma direção certa a ser
seguida".
Chefes despreparados
Outro motivo muito comum para a má reputação das empresas é a existência de
chefes despreparados, sem as competências comportamentais necessárias para
liderar.
"Quando a empresa não valoriza seus funcionários, não dá oportunidades de
crescimento, não oferece treinamentos, não conta com um plano de cargos e
salários, não tem um departamento de Recursos Humanos estratégico, apenas
operacional, nem realiza avaliações de desempenho de forma justa, muitos
funcionários saem".
E os profissionais que deixam, insatisfeitos, seus empregos geralmente saem por
aí reclamando da organização, repletos de críticas a fazer. É a empresa que
estimula a competição, o líder injusto e despreparado, o salário incompatível
com o mercado, a carga pesada de trabalho, as horas-extras que não são
remuneradas e por aí vai. Pode ser o fim de uma boa reputação no mercado.
Para o diretor de Operações da Human Brasil, justamente por conta da reputação,
que é preciosa, e, em casos extremos, irrecuperável, a escolha de profissionais
para os cargos de chefia é crítica. O profissional selecionado para tal precisa
saber lidar com pessoas e ter as competências comportamentais necessárias para
liderar.
A boa reputação
Se é fácil a boa reputação de uma empresa desmoronar, o mesmo não pode ser dito
de sua construção. Fazer com que determinada organização tenha uma imagem
positiva no mercado, de modo a atrair bons profissionais, não é fácil. Mas muito
está sendo feito nesse sentido.
Uma das variáveis é a qualidade de vida dos funcionários. Empresas que se
preocupam com isso, que oferecem horário flexível, benefícios às mulheres que
são mães, ginástica laboral para todos os funcionários, refeitório com refeições
balanceadas, sala de recreação, entre tantas outras iniciativas, saem na frente.
Outro fator importante é a questão da responsabilidade social. Empresas que
respeitam seus funcionários, fornecedores, clientes, a comunidade local e a
sociedade costumam gozar de boa fama, sendo atraentes aos profissionais da área,
garante Fernando Montero.
Empresas perdem muito
O que as empresas têm a perder com a má reputação? A chance de contratar os
melhores talentos da área, explica Montero. Quem é bom no que faz, geralmente,
tem liberdade para escolher as empresas nas quais quer trabalhar e a imagem
delas funciona como um filtro.
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