Investimentos / Fundos - O que é preciso saber
Para realizar um investimento, é necessário definir seu objetivo, os recursos de que poderá dispor e quanto de risco está disposto a tomar em troca de um rendimento maior. Em seguida, procurar uma instituição financeira (banco ou corretora) e buscar aconselhamento. Profissionais especializados irão orientá-lo a escolher a melhor opção. No entanto o acompanhamento constante do desempenho de sua carteira é fundamental.
Quando investir?
O momento certo para investir é aquele em que há sobra de recursos - você não tem dívidas, como financiamento de casa própria, cheque especial ou cartão de crédito para quitar. Com essa situação, basta escolher a melhor opção de acordo com seu perfil, idade e apetite por risco e retorno.
Por que investir?
Para realizar os objetivos de sua vida, que podem ser desde um sonho íntimo e particular a uma aposentadoria tranqüila.
O que é preciso?
Para fazer uma aplicação financeira é necessário dispor de alguma reserva mínima de dinheiro. Com R$ 100,00 você já pode começar.
Quem pode?
Qualquer pessoa que tenha CPF e uma quantidade mínima de recursos para investir.
Onde?
Basicamente, o investidor pode destinar seus recursos a aplicações de renda fixa, variável ou fundos de investimento que combinam as duas opções. Comprar imóveis também é uma forma de investimento, assim como os planos de previdência privada.
|