Pense em desenvolver uma estratégia de comunicação que transmita as
informações mais importantes de uma maneira facilmente assimilável pelas
pessoas. Os líderes precisam saber falar em público, para conseguir melhores
resultados.
A seguir algumas orientações para ter sucesso nesses momentos:
• Prepare-se para falar em público e certifique-se de ter todos os recursos
necessários à mão. Sempre que possível, use imagens. Há casos em que uma imagem
pode valer mais do que mil palavras.
• Seja claro. Tenha certeza de dizer algo que não seja vago, ambíguo ou
obscuro.
• Seja simples. Busque fazer com que as questões complicadas tenham as suas
formas mais simples, porém sem banalizá-las. Procure evitar também o uso de
linguagem técnica de difícil assimilação.
• Ponha entusiasmo em sua mensagem, coloque vida nela. Se a mensagem for bem
humorada, excitante, desafiadora e alegre, a equipe sentirá mais vontade de
realizá-la.
• Lembre-se que a boa comunicação não se faz somente com a palavra. Ela se
faz também pelo olhar, pelo gesto e pela postura. Distribua o peso do corpo
sobre as duas pernas, sem prender os gestos.
• Observe se o volume da voz está chegando ao fundo da sala, se todos estão
ouvindo o que você está dizendo. Verifique se você está posicionado no melhor
local e de maneira correta.
• Preocupe-se com o seu visual. Vista-se elegantemente e com conforto, porém
da maneira mais discreta possível. É importante chamar a atenção para o que vai
falar e não para si mesmo.
• Fale para um grupo de pessoas, como se estivesse falando com um grupo de
amigos. Mantenha a naturalidade na voz, nos gestos, no olhar e em todo o corpo.
• Cada grupo possui um vocabulário próprio. Busque usar o vocabulário
adequado à idade, cultura e outras características do grupo. Procure levar em
conta para quem está falando, use uma linguagem que todos consigam entender.
• Seja natural. Saber falar em público não significa ser um grande orador.
Procure ser somente você mesmo.
• Também nos comunicamos através de gestos, expressões do rosto, movimentos
das mãos e posturas do nosso corpo. Cuide das expressões corporais.
• Ao final da apresentação, lembre-se de agradecer a atenção de todos.
Se você se preparou, não precisa se preocupar. São suficientes os primeiros
30 segundos para passar o nervosismo.
Uma coisa importante ao falar é a capacidade de se expressar: quando a
comunicação é bem feita o grupo se sente motivado a participar. A voz deve ser
clara e com um volume adequado ao ambiente e ao tamanho do grupo, sendo que a
entonação deve ser dinâmica e, caso queira ressaltar algo, é conveniente
aumentar seu volume.
É bom atentar para o fato de o grupo estar cansado ou desatento, deve-se
variar a entonação; se você fala em um mesmo tom de voz, sua fala pode ficar
monótona. Ser expressivo ajuda muito a captar a atenção dos ouvintes. Utilize
recursos que possam atrair a atenção do grupo: como mover as mãos e braços,
caminhar pela sala. É fundamental olhar, com a maior tranqüilidade que puder
para todos os ouvintes, para cada pessoa que estiver presente, nunca olhar para
um lado só, para evitar que alguém se sinta menosprezado e outro intimidado.