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Salário e negociação na carreira - Como Negociar Salário 

Data: 04/12/2008

 
 

Talvez este seja o assunto mais embaraçoso de todo o processo seletivo, já que você sabe quanto vale o seu trabalho, mas desconhece quanto a empresa está oferecendo para a posição à qual se candidata. 

Quando questionado sobre sua pretensão salarial, devolva a pergunta para o entrevistador, indagando o que a política de remuneração da empresa definiu para o cargo em questão. 

Caso não consiga obter a resposta, posicione-se abrindo uma faixa que demonstre sua disposição para negociar e que, ao mesmo tempo, corresponda aos valores praticados pelo mercado de trabalho. 

Conhecer suas reais necessidades, somadas às informações que acabou de receber sobre o plano de benefícios, é uma forma de poder decidir se a oportunidade é ou não de seu interesse. 

Prepare-se para não ser surpreendido por propostas que possam estar além ou aquém de suas expectativas, situação que põe em risco o "fechamento do negócio". 

Quando a negociação envolve remuneração, você deve estar atento para novas formas praticadas pelo mercado de trabalho, quase sempre envolvendo participação em resultados, bônus por cumprimento de metas, salários indiretos representados por carro, viagens, premiações, auxílio educação, etc. 

Um novo modelo de remuneração que vem sendo cada vez mais utilizado nos últimos anos é a distribuição de ações da própria companhia aos funcionários (Stock Option). 

Geralmente a oferta de ações é feita para profissionais cujas decisões definem estratégias que decidem o futuro da empresa. 

Outra prática usual, no memento, é receber proposta para atuar como prestador de serviços autônomo. Esteja aberto a isso. 

Caso não tenha constituído uma empresa, prontifique-se em fazê-lo rapidamente. 

Seus ganhos podem ser vantajosos e você passará a gerenciar sua própria carreira. 

Para que uma negociação seja eficaz, há que estar fundamentada em técnicas e, de forma alguma, deve-se ater somente à capacidade de improvisação. 

As condições atuais do mercado de trabalho exigem muitas habilidades em negociação, o que requer o domínio de metodologias específicas que podem ser também aplicadas a compras, vendas, produtos, serviços e idéias. 

Lembre-se que o que você estará negociando com seu futuro contratante, é a sua competência profissional e os benefícios que poderão advir de sua participação na organização. 

Habilidades em negociação requerem preparo para tomada de decisão, comunicação, motivação, administração de conflitos, planejamento, execução e controle. 

A vida é um constante exercício de negociação, o que não significa que você seja um excelente negociador. 

Apresentamos a seguir, três aspectos que certamente contribuirão para seu desenvolvimento como negociador. 

São eles: 

1- Habilidades de relacionamento 
- Conhecer e mostrar seus pontos positivos. 
- Ser sutil ao revelar suas fraquezas. 
- Procurar conhecer as necessidades da outra parte. 
- Solucionar conflitos. 
- Apresentar comportamentos que geram confiança. 
- Saber ouvir, comunicar. 
- Desenvolver clima de cooperação entre os negociadores. 
- Aumentar o grau de flexibilidade. 
- Aceitar mudanças. 

2- Tecnologia de negociação 
- Planejar, executar e controlar a negociação dentro de uma seqüência lógica e pré-determinada. 
- Utilizar certas idéias que possam tornar sua argumentação mais atraente e sensibilizar seu interlocutor. 
- Desenvolver a habilidade de fazer concessões e superar impasses. 

3- Conhecimento do "Seu Negócio" 
- Maiores informações sobre o que será objeto de negociação. 
- Dados relativos a mercado, concorrência, ações governamentais, aspectos financeiros que possam afetar o que esta sendo negociado. 
- Benefícios potenciais. 



 
Referência: rhportal.com.br
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