Você sabe a diferença entre ser líder e ser chefe? Aos desavisados essas duas
funções pode parecer simplesmente a mesma coisa, mas os termos chefe e líder têm
significados bem diferentes. Enquanto o chefe se mostra centralizador e age com
o poder, o líder é um profundo servidor e atua com autoridade.
O líder tem de se preocupar em conduzir pessoas e dar significado ao
trabalho, dando uma causa que os façam defender. Assumir o cargo de líder exige
uma conduta que não é fácil, principalmente quando se viciou na postura de
liderado. Liderança é hoje a competência mais importante para o profissional que
atua em organizações públicas ou privadas e de todos os tamanhos. Por isso, o
futuro positivo das organizações está na qualificação técnica e comportamental
de seus líderes.
Vários modelos teóricos já foram desenvolvidos para definir a postura de um
líder, mas acontece que a maioria dos programas oferecidos no mercado está mais
para a constatação do fato do que para a transferência e auxílio da colocação
das teorias no cotidiano. No entanto, cada vez mais é utilizada no mercado uma
nova prática do líder: o "aconselhamento”.
Sabe-se que tudo na vida gira em torno de relacionamentos, entretanto,
nenhuma pessoa consegue desenvolver sentimentos por todos os que a cercam. E
algumas atitudes diferenciam o bom líder de um chefe, são elas: ter capacidade
de agir com paciência, humildade, respeito, generosidade, honestidade e
confiança.
"Mais que empatia, o líder deve entender que o funcionário saiu do papel de
mão de obra para o papel de ser (indivíduo) pensante. Ele deve acreditar que o
sistema piramidal da hierarquia funcional está falido e que outros modelos como
às organizações matriciais são o futuro das empresas. Quem não se adaptar para
envolver os funcionários naquilo que os afeta, está fadado ao insucesso. Quando
é dito envolver todos que são afetados pela decisão, me refiro a formar um
colegiado, que consiste na capacitação dos envolvidos, onde uns aprendem com a
informação, enquanto outros sentem na pele o impacto das decisões tomadas."
explica Eduardo de Maria, da Alive Eco Hut.
Para se tornar um bom líder, envolva seus funcionários e outros setores nas
decisões que os afetam, dando liberdade para possíveis críticas aos seus
projetos; mantenha padrões de desempenho elevado: elimine as disputas, seja por
cargos ou por relacionamentos; enfim, deixe claro quanto cada um contribui para
o sucesso da organização.