Carreira / Emprego - Os 5 Ps do Marketing Ativista.
O que dirige os profissionais de marketing que trabalham em causas sociais? O
que os leva a conseguir recursos que os marketeiros de produtos e serviços às
vezes não conseguem? O que é possível aprender com o Marketeiros Ativistas?
1. Pureza. Existe sempre uma grande pureza nas causas sociais. A pureza
das causas direciona a Confiança, a Credibilidade e a Crença nas coisas que
podem ser feitas. O marketeiro de uma maneira geral, apesar de ser chamado de
Criativo, é geralmente o profissional mais turrão e difícil de convencer sobre
coisas novas.
2. Paixão. Paixão vende. Vende porque a paixão é geralmente genuína.
Vende porque pessoas apaixonadas conseguem recrutar com facilidade outras
pessoas apaixonadas. A paixão precisa ser percebida nos discursos da empresa e
dos seus profissionais.
3. Profética. O que é mais admirável em um Ativista é a sua crença de que
as coisas vão melhorar, e o que ele tem a oferecer realmente vai ajudar a
melhorar as coisas. Ativistas de verdade se agarram as suas crenças e ajudam os
outros a enxergar e acreditar nessas crenças.
4. Pobreza. Não tenha dúvida, quando falta dinheiro, as nossas mentes
pensam mais, melhor e mais rápido. O Ativista não tem escolha a não ser ser
flexível, criativo, ágil. Corte a verba de marketing da sua empresa por 3 meses,
e veja o que acontece com os seus profissionais de marketing.
5. Paranóicos. O Ativista pensa no que tem que fazer 24 horas por dia 7
dias por semana, e não apenas quando está efetivamente trabalhando. A paranóia
de querer executar as coisas o mantém cinco passos a frente de todas as outras
pessoas.
O Ativismo tem sempre o "Lado Negro da Força": o extremismo.
Para esses casos, eu digo apenas uma coisa: QUEBRA TUDO! Reinvente-se de tempos
em tempos, defina uma data para concluir a causa, rever os seus paradigmas e
começar de novo.
Não existe uma verdade única. Duvide daqueles que dizem que a encontraram.
A busca não pára nunca.
Referência:
BizRevolution
|
|
|