Cansado de livros, cursos e artigos que lhe dizem o que fazer? O que eles sabem?
Ninguém conhece as dificuldades do seu dia-a-dia. Ninguém entende as pressões
pelas quais você passa. São somente críticas atrás de críticas, pesquisas de
clima e avaliações injustas. Afinal, você é o gerente! Não precisa disso! Bem
que você gostaria de ver o que fariam no seu lugar, estes que querem lhe dizer o
que fazer! Afinal, você é o gerente!
Eu o entendo perfeitamente e o que eu vou lhe dizer, você não vai encontrar
em nenhum outro lugar. Minha proposta é: siga os passos seguintes (se é que já
não os segue) e você terá uma vida gerencial muito melhor.
1. Mantenha uma equipe fraca: quanto mais fraca, incompetente e
inexperiente sua equipe for, melhor. Primeiro porque, assim, você não terá que
se preocupar se há alguém no grupo capaz de assumir o seu lugar. E, em segundo
lugar, lembre-se que, quanto mais fracos os profissionais, mais simples e
básicas são suas críticas, o que facilita muito o processo de liderança destas
pessoas. Portanto, se for contratar alguém mais experiente, ou com vasta bagagem
acadêmica, certifique-se de que ele seja mais incompetente que você. Isso sempre
garantirá sua posição e lembre-se: quanto mais preparado o profissional é, mais
exigente ele será.
2. Pró-atividade é para quem não tem o que fazer: Não se planeje, não
seja pró-ativo! Se você se deparar com uma contingência (um pedido grande de um
cliente, ou qualquer coisa do gênero) improvise! Passe por cima de normas e
regras internas. Atropele em nome do faturamento que talvez você consiga com
este trabalho (obviamente se você tivesse lido nos jornais que o cliente ganhou
um grande contrato, você poderia ter previsto o ocorrido e se organizado para
isso, mas você tem mais o que fazer do que se manter atualizado, é claro!).
3. Afogue-se em operação: Se você estiver o tempo todo fazendo tarefas
operacionais, criará a imagem do executivo super-ocupado e, conseqüentemente,
sem tempo para bobagens, como gestão de equipe (avaliação, treinamento),
atualização profissional, planejamento etc. Assim, não perca mais tempo! Espalhe
muitos papéis em sua mesa, demore pelo menos um dia para responder os e-mails, e
faça trabalhos operacionais que envolvam cálculos básicos, digitação etc.
4. Não se atualize. Fez uma graduação há 20 anos? Uma Pós-Graduação há
15 anos? Ótimo! Já fez demais! E, se alguém trouxer algo novo, diga que é ótimo,
mas que “infelizmente” nesta empresa não daria para utilizar.
5. Mantenha as informações consigo: Não compartilhe informações. Se só
você tiver as informações, você sempre será necessário. Então, chega dessa
bobagem de compartilhar tudo! Torne-se indispensável e insubstituível! Retenha
informações!
6. Foco na política: Para que se preocupar com resultados? Mantenha-se
sempre bem com todos, relacionando-se com facilidade, e até com popularidade que
suas pequenas falhas serão relevadas. Afinal, você se dá tão bem com todos!
7. Esquive-se da culpa, SEMPRE! (Atenção, pois, este passo é fundamental
para qualquer gerente!): Culpe os subordinados incompetentes (mesmo que
tenha sido você quem os contratou e treinou). Culpe o RH pela falta de
funcionários ou pela falta de conhecimento e preparo dos subordinados. Culpe
T.I. pelo sistema e equipamentos ruins, defasagem tecnológica, ou qualquer coisa
do gênero. Culpe Recursos Materiais, pela falta de infra-estrutura. Culpe a
Diretoria, porque não lhe dá autonomia ou porque lhe dá autonomia demais e não
lhe dá apoio. Culpe o fornecedor descomprometido (ainda que tenha sido você quem
o escolheu). Enfim, culpe qualquer um, mas NUNCA, NUNCA assuma a culpa.
8. Para dar um feedback negativo: Nunca diga ao outro que você
acha que o que ele fez não está bom. Diga que alguma outra área, pessoa,
organização etc. constatou a falha, e está cobrando de você uma atitude para com
o outro. Assim, você será apenas o mensageiro e não precisará se desgastar num
feedback negativo. Essa ação também é muito eficaz para que você sempre
se saia bem nas avaliações de desempenho dos subordinados e pesquisas de clima.
Afinal, você também não quer ter um feedback negativo, não é mesmo?
9. E se um funcionário se queixar...: Diga que você até concorda com
ele, mas que não pode fazer nada, pois isto está além da sua alçada.
10. Diga: “Não sabia”: E, por fim, haja o que houver, se a coisa sair
ao controle diga as duas palavras mágicas “não sabia”. Se insistirem,
diga que não recebeu o comunicado, o e-mail, ou qualquer outro veículo de
comunicação que sua empresa tiver, e, portanto, você não foi informado e “Não
sabia...”. Observe como rapidamente você sairá da posição de réu e estará na
posição de vítima.
Garanto que, seguindo estas dez sugestões, você (infelizmente) terá seu
emprego garantido em algumas empresas que tem por aí... ou não! Boa sorte!