Negócios / Empreendedorismo - Como pequenas empresas podem construir suas marcas
Sua marca tem a força para transmitir a devida confiança nos consumidores? Se
me responder que ela não é conhecida, esse artigo é para você.
Engana-se quem pensa que a criação de uma marca pode ser encarada unicamente
através do manuseio de logotipos, slogans e outras identificações visuais.
Também não pode ser desenvolvida somente através de distribuição de folders e
panfletos, outdoors e através de inserções na mídia. O fundamental é que haja
integração das ações no sentido de transmissão de uma mensagem coesa e sedutora.
O Wikipédia nos diz que uma marca é “uma coleção de imagens e idéias
representando um produtor econômico; mais especificamente, marca se refere a
símbolos concretos como um nome, logo, slogan e programação visual.
Reconhecimento de marca e outras reações são criadas por acumulação de
experiências com um produto ou serviço específicos, ambos diretamente
relacionados ao seu uso, e através de influência de propaganda, desing e
aparições na mídia”.
Nos últimos tempos, com o crescimento do marketing de experiência, podemos dizer
que se somam um terceiro e quarto fatores influenciadores na formação de uma
marca, além das experiências obtidas através do uso do produto e as ações de
comunicação: as experiências obtidas no momento de compra do produto e as
experiências obtidas nas comunidades de consumidores no caso de marcas que têm
comunidades criadas em torno de seus produtos/serviços (assunto para dois outros
artigos).
Apesar das grandes empresas investirem milhões na construção/manutenção de suas
marcas, as pequenas empresas também podem ter marcas valorizadas se trabalharem
com consistência e um pouco de paciência.
O que envolve o desenvolvimento de uma marca
A marca que importa para a empresa ser vitoriosa no mercado é a que gera uma
forte identificação do negócio/produto e, ao mesmo tempo, desperte desejo. Tudo
é uma questão de percepção. Segundo o DJ Catra, “lá na Europa, o funk é a música
eletrônica brasileira”*. Da mesma forma, marcas são associadas a representações
de nossos pensamentos e sentimentos.
Por isso, são absorvidas pelo seu público-alvo como a representação de valores
junto à percepção dos seus clientes atuais, do seu público-alvo, fornecedores,
investidores, funcionários e público em geral. Especialistas dizem que as marcas
do futuro serão aquelas capazes de gerar os advocates, ou seja, clientes que são
leais a marca a ponto de defendê-las apaixonadamente.
Durante seu desenvolvimento, uma marca tem de dar-se ao conhecimento do mundo
(público-alvo), ser reconhecida (que é a etapa onde as pessoas já reconhecem a
empresa ao ver sua marca), gerar lembrança recorrente (que acontece quando uma
pessoa se vê diante de uma necessidade específica e associa essa necessidade à
marca que pode atendê-la), e assim por diante.
Veja os fatores que devem ser levados em consideração quando do desenvolvimento
de sua marca:
REPUTAÇÃO:
- Prestígio: Quanto de valorização sua marca tem junto ao seu público-alvo e
o público em geral?
- credibilidade: O quanto eles confiam na sua marca?
SEDUÇÃO:
- representação: O que as pessoas acreditam que sua marca representa para
elas?
- Identificação: Como e quanto seu público-alvo se identifica com a sua
marca?
- participação na vida delas: O quanto sua marca está inserida no
dia-a-dia do público?
VISÃO
- O que sua marca faz as pessoas quererem ser?
- Que sonhos sua marca faz as pessoas quererem realizar?
AUTORIDADE:
- Fatores afetivo-emocionais – O que você respeita e admira?
- Crença do cliente no que a marca promete e representa
Esses fatores não podem ser controlados, e sim gerenciados de maneira a
direcionar a mensagem/imagem da marca no sentido que o seu público-alvo deseja
receber.
Como começar a construir a sua marca
Segundo Peter Fisk**, em seu artigo “Encontrando a grande idéia que define
você”, as marcas relacionam-se a você e não a mim, a pessoas e não produtos, a
clientes e não empresas.
Diante desse raciocínio, deve-se buscar então a mensagem essencial que sua marca
transmitirá segundo o que seu público-alvo deseja. Tudo se inicia a partir da
criação de sua estória.
Por exemplo, um spa que prestei consultoria era baseado na filosofia do zen
budismo. Denominava-se um spa zen. A proprietária, coreana e monge budista, com
seus conhecimentos na área zen e sua história de vida, adaptou tratamentos
orientais a um típico spa ocidental moderno. Mais: sua marca era uma mandala
criada por um artista chinês. Havia toda uma seqüência de rituais desde a
chegada do cliente até o fim dos tratamentos e despedida. Portanto, todo o seu
sistema de crenças era transmitido através de seu nome, logo, filosofia,
atendimento dos funcionários, e vários outros cuidados que podiam influenciar na
percepção de sua marca.
Ainda outro importante aspecto na criação de uma marca é a produção de ícones.
Voltando ao caso do spa, havia ícones como, por exemplo, fontes de água, folders
com dobras e formatos de origames, entre outras caracterizações.
Durante o processo, é importante observar a coerência entre todos os “momentos
da marca”. Os aspectos relacionados abaixo devem estar integrados em torno da
essência de sua marca e estória. Devem estar transmitindo e reforçando, uns aos
outros, a mesma mensagem. Vejamos os principais:
- nome de empresa,
- logotipo,
- filosofia do negócio,
- evidências físicas – uniformes da equipe, decoração,
embalagens, etc,
- campanhas publicitárias,
- web site,
- eventos,
- patrocínios,
- rituais,
- ações de responsabilidade socioambiental.
- atendimento,
- demonstração de expertise e experiência da empresa,
- o experiência com o produto,
- o experiência no momento de compra,
- o experiência nas comunidades de consumidores.
Se sua marca é nova ou ainda desconhecida, deixo a seguinte mensagem: a idéia
é, para cada semana, acrescentar uma pequena ação para divulgá-la e valorizá-la.
Isso pode ser feito entre seus clientes atuais como, por exemplo, aplicar
mensagens de agradecimento por escolher sua empresa, brindes-surpresa para
aqueles que fizerem compras acima de um valor estipulado, e o que mais puder
agregar valor e gerar um poderoso boca-a-boca para a formação de sua marca!
Referência:
guiadosempretecos.com.br
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