Assim como toda fase da venda, a negociação deve ser estudada passo a passo.
Para isso, definimos aqui três bases essenciais para o sucesso em uma
negociação.
1. Conhecimento – Conhecer a empresa, o negócio, os produtos ou serviços
é obrigação, mas para realmente fazer a diferença você deve saber do
comportamento do cliente. Só assim conseguirá encaixar as necessidades do
comprador em relação aos produtos ou serviços oferecidos.
2. Paciência – Como cada cliente tem seu tempo, você deve ser um camaleão
para se adaptar a cada situação, e isso requer paciência. Procure observar bem o
que os clientes dizem e, se possível, anote tudo. Essa é uma ótima forma de se
precaver da falta de paciência.
3. Disposição – Para cada cliente, o atendimento deve ser único, então,
esteja sempre pronto a atender com motivação. Essa disposição vai pesar muito na
obtenção de seu sucesso. Negociação é relacionamento – quanto melhor for, maior
será a confiança do cliente em você. E quanto mais confiança, mais fácil será
chegar a um acordo, ao fechamento e, é claro, à comissão.