Aqui vão alguns conselhos sobre como motivar as pessoas segundo um “líder”
que eu conheci recentemente. Segundo ele, as técnicas abaixo funcionam muito bem
para “motivar” a sua equipe.
Eu espero que você NÃO SIGA os seus conselhos.
1. Faça os seus funcionários se sentirem diminuídos e estúpidos. Ao
apontar a ignorância das pessoas você não apenas irá chamar a atenção delas como
irá mostrar o quanto inteligente você é. Por exemplo, “Eu não acredito que você
ainda não sabe como fazer isso! Alguém na sua posição já deveria saber como
fazer isso há muito tempo”.
2. Use ameaças. Nada é mais efetivo do que ameaçar as pessoas. “Se as
coisas não melhorarem logo, eu vou ter que fazer umas mudanças por aqui”, ou
melhor ainda, ”Se você não puder fazer isso agora, talvez eu possa encontrar
alguém que faça”.
3. Não dê importância as suas solicitações. Se as solicitações dos
funcionários forem besteiras (e você deve acreditar que a grande maioria é),
ignore-as completamente. É a melhor maneira de mostrar aos outros o quanto
importante e ocupado você é. Se a solicitação parecer realmente importante para
eles, faça-os esperar até que você tenha tempo para fazer acontecer. Afinal de
contas, os funcionários precisam aprender que existem coisas muito mais
importantes a fazer do que resolver as solicitações de funcionários que não tem
nenhuma influência sobre a sua carreira.
4. Ignore as suas reclamações. Afinal, as reclamações dos funcionários
são provavelmente sobre justiça, respeito, a necessidade de serem ouvidos no
trabalho, e interesse em saber quais são as estratégias da empresa. Reclamações
essas que não tem nada a ver com a necessidade de colocar os produtos para fora
da empresa e aumentar as vendas.
5. Mantenha-os no escuro. Os funcionários não precisam saber sobre o que
acontece no trabalho. Eles serão muito mais eficientes se eles fizerem
exatamente o que lhes é mandado fazer. Funcionário não precisa saber qual é a
estratégia da empresa, metas e necessidades dos clientes. Os únicos que precisam
saber disso são os Gerentes e Diretores. Afinal, quem faz as metas por aqui? Se
você precisar implementar alguma mudança no escritório, não pergunte pela
opinião e idéias dos seus funcionários. É muito mais fácil fazer mudanças quando
você não ouve a opinião e idéias dos outros. Quando você pergunta alguma coisa,
as mudanças demoram a acontecer e no final você terá que mudar o seu plano.
6. Não reconheça o trabalho deles. É muito mais fácil manter as pessoas
sob controle quando elas não sabem como elas estão se saindo. Dessa maneira os
funcionários estarão sempre tentando te agradar e trabalhar ainda mais para
serem reconhecidos. Reconhecimento sobe a cabeça das pessoas. E se você
reconhecer muito o trabalho dos funcionários, eles vão acabar te pedindo um
aumento de salário. Esqueça disso. Reconhecimento nunca!
7. Identifique os seus funcionários favoritos e trate-os muito bem. Essa
é uma grande técnica para fazer as pessoas saberem que se elas estiverem do seu
lado, você irá fazer grandes favores para elas. Não existe nenhum incentivo
melhor do que este para conquistar amigos no trabalho.
Você se identifica com alguma dessas atitudes? Pois então LIVRE-SE DELAS PARA
SEMPRE!!!!