Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais excelência em
comunicação e facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa parte dos
casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e de
limites entre o que pode ou não ser feito e dito para os colegas da empresa. O
Universia conversou com especialistas de carreira que listaram algumas atitudes
imperdoáveis no relacionamento diário de uma equipe. Elas poderão ajudá-lo a não
sofrer as conseqüências de uma piada fora de hora ou do mau-humor de um membro
da turma.
Fazer fofoca de colegas ausentes
"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu
colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal
interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica
diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido
aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e
comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista".
Rejeitar o trabalho em equipe
"Hoje, independentemente de seu cargo, é preciso saber trabalhar em equipe, já
que bons resultados dificilmente nascem de ações individuais. No ambiente
corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionário não estiver disposto a
colaborar com os colegas, certamente será um elo quebrado. Com isso, o
grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em
equipe é um revés grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador
conseguirá obter sucesso".
Ser antipático (a)
"A empatia é muito útil no ambiente de trabalho. Você deve ser leal, cortês,
amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros são atitudes que
demonstram educação e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir
concentração do colaborador não significa que ele não possa ser cordial e abrir
um espaço na agenda para ajudar os companheiros de equipe".
Deixar conflitos pendentes
"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente
ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem
entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer
tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O
funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá
gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a
equipe".
Ficar de cara fechada
"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho,
enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do
expediente. Esta postura gera desgastes desnecessários, pois além de deixar toda
uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas
geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da
equipe, o que não é saudável. Por essa razão, manter o bom humor no trabalho é
fundamental para cultivar bons relacionamentos".
Deixar de cultivar relacionamentos
"Os melhores empregos não estão nos jornais e nem nos classificados. A
partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho é que conseguirá construir
uma rede de contatos (networking) que servirá, no futuro, para encaminhá-lo às
melhores oportunidades. É importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no
trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".
Não ouvir os colegas
"É importante escutar a todos, mesmo aqueles que têm menos experiência. Isso
estimula a participação e a receptividade de novas idéias e soluções. Questionar
com um ar de superioridade as opiniões colocadas numa reunião não só intimida
quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é hostil. É
necessário refletir sobre o que está sendo dito, não apenas ouvir e descartar a
idéia de antemão por considerá-la inútil".
Não respeitar a diversidade
"Todas as diferenças devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. Não é
aceitável na nossa sociedade alguém que não queira contato com outro indivíduo
apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionário aceita a diversidade,
ele amplia as possibilidades de atuação, seja dentro da organização ou com um
novo cliente. Além disso, o respeito e o tratamento justo são valores do mundo
globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador
atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza
do outro".
Apontar o erro do outro
"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes de apontar o erro do outro, deve-se
analisar a sua própria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um
trabalho ou projeto. É melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro
maior em cima de algo que já deu errado. Lembre-se: errar é humano e o
julgamento não cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser
o seu".
Ficar nervoso (a) com a equipe
"Atritos são inevitáveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser
colocada em prática nos momentos de tensão entre a equipe para evitar que o
problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de
aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não quer dizer que a qualidade da
atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional
devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilíbrio emocional e uma conduta
educada são importantes tanto para a empresa como para o profissional".