1- Planejar é fundamental
Assim como você vai planejar o crescimento de sua empresa, o dia-a-dia nas
vendas deve ser organizado. Uma agenda é fundamental para guardar contatos de
compradores e marcar compromissos. Se você vai fazer visitas, é preciso
pesquisar antes qual o perfil dos clientes que mais podem se interessar por seus
produtos.
"Não pense que se planejar é se prender a registros. Você precisa mapear as
oportunidades, descobrir que tipo de público pode comprar seu produto", explicou
Marcelo Ortega.
2- Conheça o produto
Conhecer bem o produto é uma forma de assegurar ao cliente da qualidade e do que
ele pode oferecer. "Você deve dominar todos os aspectos do produto, até mesmo os
técnicos. O importante é conseguir responder a todas as perguntas do cliente",
relatou João Abdalla Neto.
3- Confie no produto
Confiar no que você está vendendo é importante porque faz com que os clientes
passem a se sentir seguros em relação ao que estão comprando. "Coloque-se no
lugar do cliente. Você compraria esse produto? É muito complicado vender algo
que não se tem confiança", disse o consultor do Sebrae.
"O cliente percebe o seu entusiasmo. Quanto mais você acredita no produto, mais
o comprador é conquistado", disse Marcelo Ortega.
4- Não embosque o cliente
É muito desagradável entrar numa loja e se sentir acuado pelo vendedor. Não
repita este erro, deixe o cliente se sentir confortável em sua loja. "Você deve
se mostrar disponível para atender sem que o comprador se sinta vigiado",
explicou Abdalla Neto.
O segundo passo é ouvir atentamente o que o cliente deseja, sem pressa. "Seja
simpático e atencioso, deixe que ele fale a maior parte do tempo para que você
saiba exatamente o que o cliente quer. Controle a ansiedade e mantenha a calma
se receber um não", aconselhou Ortega.
"Um mau atendimento espanta mais clientes que um preço alto. Não tenha pressa em
atender, seja descontraído. Só tenha cuidado para não ser muito informal, chamar
o cliente de 'querido'", alertou João Abdalla Neto.
5- Recomende, não empurre
Os clientes estão cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro. Tentar
empurrar o produto mais caro, ou que não atende completamente as necessidades do
comprador é perda de tempo.
"Atualmente, o vendedor deve se portar como um consultor. O cliente diz o que
precisa e ele apresenta as melhores opções para atender os desejos do
comprador", declarou João Abdalla Neto.
"Você não deve ter medo de perguntar ao cliente o que ele quer. Vendedor que
supõe ao invés de perguntar não se dá bem", disse Marcelo Ortega.
6- Fale dos benefícios, não do produto
Uma ótima estratégia é falar dos benefícios que o cliente vai ter ao comprar o
produto. "Foque nos benefícios. Diga quais as características do produto, mas
deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar comprando sua mercadoria",
explicou Ortega.
7- Clientes difíceis são uma exceção
É claro que você vai se deparar com clientes difíceis de agradar, exigentes,
pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles são uma exceção à regra. "O
cliente cricri é um caso único. O jeito é respirar fundo, manter a calma e ir em
frente, sem perder a paciência", explicou Ortega.
8- Acredite no pós-venda
Ter uma ficha cadastral de seus clientes ajuda a criar uma boa relação e fazer
com que eles voltem a comprar. "Montar um banco de dados e ligar no aniversário
dos clientes, avisar quando novos produtos chegarem, ou quando começa a
liquidação é uma forma simpática de não abandonar o cliente e o atrair mais uma
vez para a sua loja", disse João Abdalla Neto.
"Depois de um tempo, ligue para o cliente e pergunte o que ele está achando do
produto. E se for fazer uma campanha, foque no cliente e não em que nunca
comprou nada em sua loja", aconselhou Ortega.
9- Estude sempre
Atualização é essencial para se manter a par das novidades no mercado e dos
novos perfis de clientes. "A maior parte dos produtos fica obsoleta rapidamente,
você deve saber o que há de novo no mercado e o que vai chegar", disse Abdalla
Neto
Além disso, é preciso sempre estar de olho no que faz a concorrência. "Monitore
constantemente a concorrência para descobrir o que eles oferecem de diferente,
de bom, de novo", explicou o consultor do Sebrae.
10- Confie no seu taco
Confiança é fundamental. "Acredite em você e na sua capacidade de vender",
aconselhou Abdalla Neto. "Só tenha cuidado para não deixar que muita confiança o
torne arrogante", alertou o consultor.
Finalmente, não desista! "É fácil colocar a culpa nos preços, no mercado, na
recessão, mas isso não deve desanimar o bom vendedor. Diante dessas dificuldades
é que se pode exercitar a perseverança", declarou João Abdalla Neto.