Seguem algumas dicas sobre o que é correto e o que não é correto fazer no
dia-a-dia do trabalho:
- No dia-a-dia, é comum usarmos gírias e, algumas vezes, falar palavrões.
Entretanto, este tipo de linguagem não é recomendado no ambiente de trabalho. Em
alguns casos, este vocabulário pode agredir as pessoas e fazer com que seja
atribuída a elas uma imagem de “boca suja” dentro da empresa.
- Mesmo que esteja de mau humor, procure não ficar falando de seus problemas,
principalmente com pessoas não muito próximas. A coisa mais chata do mundo é
ficar ouvindo os problemas dos outros, especialmente quando não são amigos
íntimos e, às vezes, nem conhecidos.
- Outro ponto importante é no que se refere à ética profissional. Procure não
falar mau do comportamento e muito menos do desempenho dos seus colegas de
trabalho. Esta função de fiscal e de avaliador deve ser do seu chefe, e não sua.
- Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo Catho, os estagiários faltam, em
média, 2,74 vezes por mês no estágio, e chegam atrasados 10,85 vezes ao mês.
Dessa forma, procure sair desta estatística negativa, faltando e chegando
atrasado o mínimo possível.
Telefone
- Ao atender ao telefone, diga seu departamento e seu nome. Em seguida,
cumprimente quem está chamando com “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”.
- Procure não deixar o interlocutor esperando por mais de um minuto. Caso seja
inevitável, pergunte se ele pode esperar pelo tempo necessário.
- Por mais antipático que o interlocutor possa ser, seja sempre gentil.
- Se a ligação for para outra pessoa que não puder atender na hora, pergunte se
pode retornar a ligação em dez minutos, ou quando a pessoa puder. Anote nome,
empresa e número de telefone de quem chamou. Cumpra a promessa que fez ao dizer
que ia retornar a ligação, mesmo que seja apenas para dizer que a pessoa está
com a agenda cheia naquele dia e que só poderá atender ao interlocutor em outra
ocasião.
- Se a pessoa pedir para segurar a ligação por alguns minutos, evite fazer
fofocas ou ficar conversando com outras pessoas enquanto o interlocutor aguarda
na linha.
- Se o interlocutor perguntar “Como vai?”, não leve a pergunta ao pé da letra.
Diga apenas “Bem, obrigada(o)”, mesmo que naquele dia o mundo tenha caído para
você.
- “Quem deseja?” e “Quem gostaria?” são perguntas indevidas e feias para atender
ao telefone. Prefira a frase “Quem quer falar?”.
- Nunca diga que a pessoa não está depois de perguntar quem quer falar.
Primeiramente, informe que a pessoa não está, depois pergunte o nome de quem
quer falar com ela.