Carreira / Emprego - Reuniões PODEM SER produtivas
Reuniões podem ser bastante produtivas mas podem ser também um verdadeiro
desperdício de tempo e dinheiro. Aqui vão mais algumas idéias que podem ajudá-lo
a gerenciar melhor as suas reuniões.
Toda reunião para ser produtiva deve ter: o seu Propósito, a sua Agenda e o seu
Tempo de Duração. Se um desses itens faltar, a reunião não deve ser realizada.
Você deve ser capaz de definir o propósito de uma reunião em uma ou duas
sentenças, por exemplo, “Essa reunião é para planejar a nova campanha de
marketing da empresa”. Dessa maneira, todos sabem por que eles estão ali, o que
é preciso ser feito, e como saber se todos conseguiram ser bem-sucedidos.
Defina a agenda. Liste os itens que serão discutidos, revistos, analisados,
apresentados etc. Eu gosto de definir um tempo limite para cada item da agenda e
identificar uma pessoa responsável para liderar a discussão.
Defina o tempo de duração. Desde o princípio, defina quando a reunião começa, e
às vezes ainda mais importante, quando ela termina. É incrível a quantidade de
gerentes que não sabem terminar uma reunião dentro do horário previsto!!!! Se
você ainda tem esse hábito..., PENSE NOVAMENTE!
Não espere pelos outros. Reuniões precisam começar no horário determinado. Não
espere pelos atrasados. Não espere por aqueles que precisam ser chamados para
uma reunião. Você já não os avisou previamente? Pois então, eles que apareçam no
horário. E quando os atrasadinhos chegarem, NÃO VOLTE A REVISAR O QUÊ JÁ FOI
FALADO. O tempo daqueles que seguem o horário deve ser respeitado.
Se o organizador da reunião não chegar no horário, considere a reunião cancelada
e volte ao trabalho.
Quanto tempo esperar até o organizador aparecer pode variar de empresa para
empresa, mas eu não esperaria mais do que cinco minutos.
Tenha o hábito de documentar a reunião. Alguém, além do organizador da reunião,
deveria ser responsável por tomar nota daquilo que foi falado durante a reunião.
O quanto detalhado deve ser essas anotações varia de acordo com a natureza
daquilo que foi discutido. O resumo deve conter o nome das pessoas presentes, o
que foi discutido, os acordos que foram alcançados, e os próximos passos que
foram determinados com datas e seus respectivos responsáveis.
Assim que a reunião terminar – não deixe passar mais do que 24 horas -, as
anotações devem ser distribuídas para todos os participantes, para aqueles que
foram chamados para participar e não compareceram, e para todos aqueles que
possam ser influenciados pelas decisões tomadas. O correio eletrônico é a melhor
maneira de distribuir as anotações.
FOCO, FOCO, FOCO! Toda reunião deve ter uma pessoa determinada para avisar os
outros participantes quando esses fogem do tópico que deve ser discutido. Peça
por um voluntário no início de cada reunião. O trabalho desse profissional é
interromper qualquer discussão que fuja do tema principal. Esses novos tópicos
podem ser anotados e virar tema de discussão para as próximas reuniões. Caso
surja alguma dúvida sobre determinado assunto estar dentro do foco da reunião ou
não, o Organizador da Reunião deve dar a palavra final.
Reuniões DEVEM SER produtivas!
Os Princípios devem ser os Princípios.
A melhor lição que você pode aprender comigo é ser fiel aos seus princípios.
Quando o assunto é Marketing, manter-se fiel aos seus princípios é o primeiro
princípio do marketing. Se o seu primeiro princípio for Inovação então...
1. Seja consistente em todos os seus esforços de marketing, independente
das condições macro-econômicas. Quando as coisas estão ruins, uma revisão das
suas atividades se faz necessária, mas isso não quer dizer que você deve parar
tudo. Muito provavelmente irão surgir oportunidades únicas nesse momento.
2. Planeje o seu Plano de Marketing com seis meses de antecedência. Em
função da volatilidade da maioria das indústrias, uma última alteração na
campanha que você está trabalhando se faz necessária, seja ela uma mudança de
preços, de mídia, de conteúdo. Mas é importante que a empresa expresse uma única
mensagem de marca em todas as atividades de marketing que faz.
3. Integre o seu Marketing entre todas as mídias disponíveis. Não use
apenas um método para alcançar os seus clientes. Use e-mail, internet,
vendedores, mídias impressas, eventos, canais de distribuição entre outros.
4. Mensure os seus resultados e aprenda com os seus erros. Se você não
analisar as suas atividades é melhor desistir de fazer marketing. Você vai jogar
dinheiro fora. Procure realizar Pesquisas de Satisfação com clientes com certa
regularidade.
Cara-a-cara com cada funcionário
Quanto tempo do seu tempo você investe em se relacionar individualmente com
cada funcionário da sua empresa?
Eu não me refiro a reuniões semanais com toda a equipe onde você fala sobre os
resultados da área, missão da empresa, visão para o futuro etc, eu me refiro a
reuniões individuais com cada um dos seus funcionários, onde você aprende sobre
o que cada um sente a respeito do seu trabalho e motivações.
Você não faz isso? Pois devia. Comece AGORA!
Principalmente durante tempos de recessão econômica ou mudanças corporativas,
essas conversas cara-a-cara com cada funcionário tem um papel importante em
ajudar a todos a se sentirem parte do futuro.
Mas lembre-se: fale pouco durante esses encontros, deixe-os se expressar.
Quando o seu funcionário fizer uma pergunta sobre uma questão particular da
empresa, invista o tempo que for necessário para explicar a ele em detalhes o
porquê das coisas.
Assegure-se também que todos os funcionários sabem que você vai fazer tudo que
for possível para melhorar o seu ambiente de trabalho.
Referência:
BizRevolution
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