As organizações passam por um constante processo de mudanças e essas
transformações, por sua vez, causam impactos diretos nas empresas e nas pessoas
que nelas atuam. Dentro dessa realidade, as corporações perceberam que é preciso
inovar sempre, para que seus colaboradores sintam-se motivados e atendam às
necessidades do negócio. Um exemplo prático aconteceu com a Unimed Porto Alegre,
que em agosto de 2007 criou o Programa “Juntos Somos Mais” – iniciativa que tem
como principal objetivo estimular uma maior integração e motivação dos
colaboradores em busca de resultados positivos para a cooperativa.
Naquela oportunidade, o programa surgiu em um momento em que a Unimed Porto
Alegre fechava o primeiro semestre com resultados negativos e para reverter essa
situação a equipe de Recursos Humanos mobilizou participantes de diferentes
áreas da empresa. Foram diagnosticadas as dificuldades existentes e formulado um
programa que envolvesse todos os colaboradores, o que criou coesão entre as
equipes por meio de metas individuais e coletivas.
Atualmente, a Unimed Porto Alegre disponibiliza uma série de serviços
próprios para seus clientes: Centros de Diagnóstico e Tratamento,
Pronto-Atendimento 24 Horas, unidades de atendimento Odonto Unimed e unidades do
laboratório instaladas em pontos estratégicos. A instituição reúne mais de 5.800
médicos especialistas cooperados, mais de 420 mil pessoas em sua carteira de
clientes e a alta qualificação de mais de 340 pontos de atendimento entre
serviços credenciado: hospitais, clínicas e laboratórios e a estrutura de
serviços próprios.
De acordo com Ério Nascimento, superintendente executivo da Unimed Porto
Alegre, a proposta inicial se ampliou, alcançando a busca de melhores resultados
para a cooperativa, mas também para a conquista de objetivos individuais dos
funcionários. “A integração destes objetivos foi fundamental para mobilizar os
nossos colegas, uma vez que não apenas as metas e as ações da empresa foram
valorizadas, mas também a possibilidade de realizações pessoais”, complementa.
Vale ressaltar que a estrutura para a elaboração do “Juntos Somos Mais” foi
realizado um diagnóstico da situação da organização através de um grupo de
colaboradores de várias áreas e níveis da empresa, com base no clima
organizacional e resultados econômicos do primeiro semestre de 2007. Na prática,
o programa foi lançado em uma convenção realizada na cidade de Caxias do Sul/RS,
com a participação de aproximadamente 630 profissionais, contemplando diretores,
gerentes e demais colaboradores – algo que nunca havia acontecido na história da
Unimed Porto Alegre.
Atividades do Programa "Juntos
Somos mais": |
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Eventos mensais (palestras).
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Atividades grupais e desafios coletivos.
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Metas institucionais e individuais com premiações mensais e
premiação no final do ano.
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Padrinhos por área, que estimulava as equipes a atingir suas
metas.
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Intranet como meio de comunicação privilegiado, onde os
colaboradores acompanham, detalhadamente, tudo que acontecia:
como estavam as metas da empresa, das equipes e as individuais,
bem como as programações.
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Reuniões mensais com o grupo de gestores para avaliação do
desempenho da empresa, em relação às metas propostas e
conseqüente multiplicação destas informações aos demais
colaboradores, fortaleceram o direcionamento das equipes.
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Para dar continuidade ao trabalho, foram promovidos eventos mensais,
atividades grupais e lançados desafios coletivos. Metas institucionais e
individuais, centradas no resultado econômico, no bem-estar e no crescimento
pessoal foram os alvos principais do programa. O superintendente executivo da
Unimed Porto Alegre salienta que uma alavanca importante para o sucesso da
iniciativa foi a criação de um sistema de apadrinhamento às áreas e aos seus
respectivos planos de ação, quando 22 colaboradores foram designados para ajudar
setores diferentes dos seus, criando um clima de apoio e compartilhamento dos
problemas, soluções e resultados.
A partir desse momento, a organização adotou-se a Intranet como meio
de comunicação privilegiado, onde os colaboradores podiam acompanhar
detalhadamente tudo o que acontecia: as metas da empresa, das equipes e as
individuais; o que havia acontecido, o que estava programado, entre outros
fatores relevantes. Reuniões mensais com o grupo de gestores para avaliação do
desempenho da empresa, em relação às metas propostas, e a conseqüente
multiplicação destas informações aos demais colaboradores, também fortaleceram o
direcionamento das equipes.
Os benefícios – Depois que o Programa “Juntos Somos Mais”, houve um
salto da operação em vermelho no primeiro semestre para um resultado positivo
que atingiu a marca de mais de 13 milhões de reais. O Unimetas – plano de
participação nos resultados –, por exemplo, atingiu 1,95 do salário base dos
colaboradores, muito próximo do patamar máximo de dois salários. Como
conseqüência, pela primeira vez a Unimed Porto Alegre distribuiu resultados aos
seus colaboradores. A atitude de toda a equipe se alterou. As metas – e não só
as financeiras – passaram a ser vistas como uma construção simultaneamente
coletiva e individual.
É indispensável ressaltar que o programa foi desenvolvido pelas áreas de
Recursos Humanos e Marketing, além de contar com apoio externo da agência de
endomarketing. Para a concepção dessa iniciativa houve também a participação de
representantes dos colaboradores que buscaram junto ao público interno idéias e
sugestões. Quando questionado se o “Juntos Somos Mais” provocou algum impacto no
comportamento dos colaboradores, Ério Nascimento responde afirmativamente. “A
iniciativa gerou mais integração, melhorias no clima interno, trabalho em equipe
e uma comunicação mais intensa, além dos resultados positivos da cooperativa”,
reforça.
As dificuldades – Como em qualquer situação organizacional que envolva
mudanças internas, a Unimed Porto Alegre sentiu dificuldades para implantar o
“Juntos Somos Mais”. A principal foi a mobilização inicial e a coordenação de um
programa que abriu várias frentes na empresa. Como a Unimed Porto Alegre conta
com 35 unidades distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral
Norte, isso tornou mais complexa a gestão do programa.
Para avaliar os resultados do programa, o superintendente executivo diz que
de forma estruturada, a empresa conseguiu avaliar os resultados econômicos. Um
fato interessante é que a organização não planejou a realização de uma pesquisa
de clima para aferir a melhoria no relacionamento, integração e gestão dos
nossos colaboradores. Por outro lado, para a edição de 2008, a Unimed Porto
Alegre pretende realizar uma pesquisa no primeiro semestre de 2009, comparando
os resultados com a última pesquisa realizada ao final de 2006.
Receptividade dos colaboradores – Segundo Ério Nascimento a
receptividade dos profissionais em relação ao “Junto Somos Mais” tem sido muito
positiva, uma vez que a atitude de toda a equipe alterou-se. Ele compara que as
metas alcançadas passaram a ser ‘tijolinhos’, voltados para construir melhores
resultados coletivos e individuais, redobrando a motivação de cada colaborador.
A partir dessa percepção, a empresa resolveu dar continuidade ao programa e
neste ano de 2008 foi batizado de “Construir: juntos, fazemos mais”. Ele cita
ainda que a empresa percebeu ainda um maior interesse de cada colaborador e
também ótimas contribuições destes agentes na sugestão de temas para palestras,
metas dos seus respectivos setores e melhorias nos seus ambientes de trabalho.
Por fim, Ério Nascimento confessa que inicialmente temeu pelo possível
insucesso do programa em razão da complexidade da gestão que a iniciativa
demandaria, já que em curto espaço de tempo seria mobilizado um grupo muito
grande e a mudança seria atingiria áreas geográficas diferentes. “Quando
convidamos colaboradores de várias áreas e níveis hierárquicos diferentes e
expomos a idéia inicial, comecei a reverter o meu sentimento inicial. A partir
de uma idéia e a definição de prazo e recursos, o grupo assumiu a missão e
começou a definir ‘o como’, com uma propriedade superior à nossa posição de
executivo, demonstrando pleno domínio sobre os sentimentos, potencialidade e
motivações dos nossos colegas. Posso afirmar que ficou uma lição: quando um
grupo de colaboradores está comprometido com a empresa, nós gestores temos que
facilitar a atuação dos nossos colegas, procurando não atrapalhar demais”,
comemora.