Carreira / Emprego - O que motiva as pessoas
Gestores freqüentemente se perguntam: "Como você motiva as pessoas?" A nossa
resposta é: você não as motiva.
Quando sondamos abaixo da superfície, verificamos que todos os gestores eficazes
têm uma coisa em comum: a habilidade de entender e focar as suas motivações
internas e daqueles que estão à sua volta. A frase-chave é "entender e focar as
motivações internas".
Na verdade, gestores não conseguem motivar outras pessoas. Palestrantes
motivacionais, planos de incentivo e concursos não mudam desempenhos na
essência. Eles todos erram em algo porque lidam com o externo, em vez de
tratarem das motivações internas.
Certamente, as pessoas querem promoções. Desejam as maiores comissões que
puderem receber. E não têm a intenção de ser despedidas. No entanto, essas
estratégias de prêmios ou punições não criam um trabalho eficaz e produtivo.
A verdadeira motivação que faz com que indivíduos se sobressaiam vem de dentro.
É essa motivação interna que distingue aqueles 20% que obtêm sucesso em quase
qualquer profissão. Gestores eficazes precisam descobrir os profissionais que
tenham essas motivações internas necessárias para conseguir ter sucesso em uma
determinada posição.
O que, então, motiva gestores, vendedores e responsáveis por serviços ao
consumidor?
Para começar, os gestores mais eficazes são aqueles que gostam de tomar decisões
e de correr riscos. São consistentes e justos, bons comunicadores e conquistam
respeito de outros.
São capazes de colher informação e analisá-la em relação às necessidades
presentes e futuras da companhia. Sabem delegar projetos. E encorajam o
crescimento dos que estão ao seu redor e deles mesmos.
Vendas e serviços
Os vendedores mais eficazes, por outro lado, apresentam qualidades bem
diferentes. São capazes de entender o que outras pessoas pensam e sentem. Também
são motivados para convencer outros de seu ponto de vista. E são capazes de se
recuperarem da rejeição e partir para a próxima oportunidade.
Vendedores, ao contrário de gestores, querem estar na rua, encontrar
perspectivas e clientes, negociar e fechar acordos. E os responsáveis por
serviços ao consumidor de maior sucesso têm uma lista de qualidades
completamente diferentes.
Eles são motivados a agradar aos outros, dirigidos para entregar, organizados,
detalhistas e capazes de se relacionarem bem com outros. Não são, como os
vendedores, motivados a persuadir os outros.
Outros fatores
Além disso, algumas pessoas são motivadas por segurança, outras querem controle;
algumas são dirigidos por realizações, outras procuram envolvimento; algumas
querem pertencer, outras querem desenvolver.
É certamente mais complicado entender quais desses atributos motivam os membros
da sua equipe -ou alguém que você está considerando contratar.
Mas a forma com que essas motivações são atendidas -ou ignoradas- dita o tom
para toda a organização. É difícil descobrir tais motivações, pois muitas vezes
os indivíduos não sabem o que de fato os motiva. Por exemplo, enquanto cada
vendedor de sucesso mostra-se motivado pela necessidade de persuadir os outros,
poucos diriam "eu quero vender, porque me sinto com três metros de altura quando
alguém me diz "sim'".
No entanto, isso é o que ocorre em um processo de venda. São essas motivações
internas, muitas das quais não percebemos, que movem diariamente as nossas
ações. Os gestores mais eficazes com quem nós trabalhamos entendem suas próprias
motivações, de forma que são mais capazes de entender as motivações daqueles que
eles lideram. E eles sabem que, se um indivíduo não tem a motivação certa para
desempenhar uma tarefa com sucesso, todo o treinamento e o incentivo do mundo
não farão desse indivíduo alguém altamente produtivo.
Explorar, entender e focar a motivação interior de cada pessoa é a forma mais
segura para gestores desenvolverem uma força de trabalho produtiva.
Referência:
Folha de S.Paulo
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