Todo líder precisa passar por um processo de auto-avaliação. Para isso, é
indicado que ele faça cinco perguntas essenciais para a empresa em que atua, de
acordo com o mestre da Administração Peter Drucker*.
Elas são: qual é a nossa missão? Quem é o nosso cliente? O que o nosso cliente
valoriza? Quais são nossos resultados? Qual é o nosso plano? As questões constam
no livro "As cinco perguntas essenciais que você sempre deverá fazer sobre sua
empresa", lançado pela editora Campus-Elsevier e ajudam o profissional a saber
se está cumprindo com seu propósito.
"Os aspectos mais importantes da ferramenta de auto-avaliação são as perguntas
apresentadas por ela. As respostas são importantes porque elas levam à ação. Mas
o importante é fazer essas perguntas", diz Drucker.
Perguntas simples
De acordo com Drucker, perguntas simples como as que se coloca podem ser
profundas e exigir do responsável pela responsável muito reflexão. É preciso
fazer uma auto-avaliação extremamente franca, o que pode ser doloroso.
Ele explicou que estas questões podem ser aplicadas em qualquer organização.
Elas orientam no processo de análise e dão origem a um plano estratégico
mensurável e focado em resultados para ampliar as metas das empresas.
Este modelo de auto-avaliação é flexível e adaptável e pode ser usado em
qualquer sala de reuniões, seja em uma empresa pública, seja em uma empresa
privada. O que importa é que, depois da análise, exista um comprometimento com
as mudanças que forem necessárias ou com o processo que se coloca.
* Drucker, que morreu aos 95 anos em 2005, foi professor,
consultor e escritor. Prestou consultoria para 13 governos, instituições
públicas e grandes corporações. É autor de 13 livros, traduzidos para 20
idiomas.