Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Festas: economize no fim de ano com pesquisa, planejamento e pechincha 

Data: 12/11/2008

 
 
Fim de ano se aproximando, chega o momento de planejar as férias das crianças, a viagem com os amigos e, também, as festividades para o Natal e o Ano Novo.

Antes de se desesperar só imaginando os gastos com as comemorações, saiba que é possível, sim, economizar na hora de preparar o tão esperado banquete natalino, mesmo com a inflação sobre o preço dos alimentos, a crise financeira mundial e a alta do dólar, temas que arrepiam o bolso dos consumidores.

Adiando as compras

De acordo com o diretor de Estudos e Pesquisas do Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), Nuno Manoel Fouto, "quanto maior a incerteza do mercado, o melhor é adiar as compras".

Ele explica que não tem como prever, mas, se as compras forem realizadas mais próximas das datas comemorativas, existe a chance de as promoções serem adiantadas, caso as vendas para Natal e Ano Novo sejam reduzidas.

Isso porque muitos comerciantes - principalmente os importadores diretos - já se comprometeram com a aquisição dos produtos para as vendas de fim de ano, e não vão querer sobrar com esses alimentos.

Planejar, pesquisar e barganhar

Fouto ainda aconselha o consumidor a planejar mais e tentar concentrar as compras, usando isso para barganhar comparativamente:
  • Pesquisar bem, tanto no varejo quanto no atacado, pois a expectativa é que haja uma grande variação nos preços dos produtos em diferentes locais.
     
  • Planejar o consumo da maior parte dos produtos em um único lugar, pois, assim, é possível barganhar os preços, adquirindo vantagem com o volume de produtos.

    Vale ainda utilizar, no momento da negociação, a pesquisa feita previamente, indicando locais onde encontrou o mesmo produto por um preço inferior.
     
  • Há produtos importados que têm opções nacionais de qualidade e a substituição se torna vantajosa, pois os itens produzidos no Brasil não sofrem influência do dólar.

    Outra vantagem é que os produtos nacionais notadamente voltados para exportação deverão estar mais baratos do que em anos anteriores, pois, como a crise está afetando fortemente as importações, deverá haver uma sobra de produtos aqui no País.
O diretor ainda completa dizendo que as vendas do fim do ano não deverão ser ruins, pois 2008 foi um ano bom e a inércia de crescimento forte deve ser mantida.

Sofisticação com baixo custo

Foi pensando exatamente na economia para o fim do ano que o Comitê Feminino da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), juntamente com o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), convidou quatro chefs do estado de São Paulo para criarem Ceias de Natal.

Inspiradas no Programa Alimente-se Bem, que incentiva a utilização integral dos alimentos como forma de evitar desperdícios e garantir mais nutrientes à mesa, as receitas trouxeram um pouco da região onde o gourmet trabalha: capital paulista, Marília, São Carlos e São José do Rio Preto.

De acordo com a Agência Indusnet Fiesp, os pratos criados pelos quatro gourmets compõem o caderno de receitas "Ceia de Natal 2008 - Grandes Chefs Regionais de São Paulo", que será lançado no início de novembro.

Os pratos

O chef Jorge Monti, de São Paulo, criou receitas com a cara da cidade ao misturar influências dos mais diferentes países. São destaques as sobremesas Blini de Abacaxi (sanduíche de panqueca com recheio de abacaxi), de origem russa, e a Eu Te Desejo (morango flambado com cachaça e pimenta do reino), francesa.

Já o chef João Guilherme Regazzini Neto, de Marília, utilizou itens comuns na culinária de sua região. O resultado é uma caipirinha de abacaxi com cachaça, café e gengibre, e a inusitada sobremesa de creme de mandioca com calda de frutas vermelhas.

A laranja, presente nas lavouras da região de São Carlos, levou o chef Ricardo Gerevini a criar o frango tropical: um filé de coxa assada, recheada com ricota e laranja. Além disso, o acompanhamento é repolho roxo refogado no suco de laranja.

Pratos como a carne suína perfumada nas especiarias, acompanhada de gratinado de abóbora cabotchian (purê de abóbora com creme de leite, coberto de mussarela e levado ao forno) foram as criações do chef Thiago Caparroz Lopes, de São José do Rio Preto.


 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :