O funcionário que sempre faz suas atividades sem erros e tem comportamento
exemplar pode não ser o melhor líder a ser escolhido para uma equipe, enquanto
aquele que não tem o melhor desempenho pode ser uma grande revelação, segundo
afirmou o diretor de desenvolvimento da Caliper do Brasil, George Brough.
"Muitas vezes os colegas não sabem identificar as características de liderança e
interpretam que as pessoas de pior desempenho não são bons funcionários, quando
geralmente eles têm dificuldade em assumir esses cargos mais baixos porque
possuem mais habilidades a serem exploradas", explica.
Habilidades
Além disso, ele afirmou que os profissionais com alto potencial para a liderança
podem não se destacar como trainees ou supervisores para o que a equipe
precisa no momento, mas a realidade dos mercados muda, assim como a necessidade
de profissionais para atuarem neles.
"Aquela pessoa que não tem destaque e que tem dificuldades no trabalho, por
exemplo, pode se tornar um ótimo líder no futuro, porque a necessidade de
liderança das empresas muda", afirmou o diretor.
O que fazer?
Diante disso, os encarregados em decidir pelos cargos dentro da empresa, sejam
eles outros líderes, seja a área de Recursos Humanos (RH), devem dar um
treinamento diferenciado para estes profissionais, com a finalidade de
reconhecer suas capacidades e analisar se elas estão adequadas ao que é preciso.
"O primeiro passo é descobrir quais as necessidades da empresa, como qual
mercado irá atingir no futuro, quais produtos irá comercializar e com relação a
sua cultura", disse.
Depois disso, é preciso identificar o perfil da pessoa, ver o que ela tem que
pode ser bom para o futuro. "Além disso, os responsáveis pela indicação da
liderança devem traçar as características e necessidades para o cargo e o tipo
de pessoa que estão procurando. Assim, é possível identificar e motivá-la".