As bandas Bollinger são ferramentas de análise técnica criadas por John
Bollinger no início dos anos 80. Este indicador possui uma forte relação com a
volatilidade, possibilitando, assim, a sua comparação com os níveis de preços
num determinado período de tempo. O maior objetivo das bandas Bollinger é
fornecer uma idéia relativa de alto e baixo. Por definição, os preços são altos
na linha (banda) superior e baixos na linha (banda) inferior.
As bandas Bollinger são constituídas por um conjunto de três curvas
desenhadas em relação aos preços. Elas são traçadas a partir de uma determinada
distância de uma média móvel. A banda intermediária é uma medida de tendência
intermediária, geralmente uma média móvel simples, que serve como base para as
bandas inferiores e superiores. O intervalo entre as bandas superiores,
intermediárias e inferiores é determinado pela volatilidade, geralmente o desvio
padrão da mesma data que foi utilizada pela média. Assim, quanto maior a
volatilidade de um ativo maior seu desvio padrão.
As Bandas de Bollinger consistem de:
- Bandas Bollinger Intermediárias sendo uma N-período média móvel simples;
- Bandas Bollinger Superiores sendo Bandas Bollinger Intermediárias + (K x
N-período desvio padrão);
- Bandas Bollinger Inferiores = Bandas Bollinger Intermediárias - (K x
N-período desvio padrão).
Valores típicos para K e N são 2 e 20, respectivamente.
O uso das Bandas de Bollinger variam muito entre os investidores. Dessa
forma, alguns deles compram quando o preço toca a banda Bollinger inferior e
vendem quando o preço toca a média móvel no centro das bandas. Outros
investidores compram quando o preço sobe acima da banda superior e o vendem
quando o preço cai abaixo da banda inferior.
Freqüentemente, quando as bandas de Bollinger se aproximam da média, o preço
das ações de uma companhia sofrem consideráveis alterações. Assim, movimentos
fora das bandas propõem a continuação da tendência. Altas e baixas fora das
bandas, seguidas de altas e baixas dentro das bandas propõem uma reversão de
tendência. Em fato, quando não há tendência definida, a regra é vender quando o
preço ficar acima da banda superior e comprar quando o preço ficar abaixo da
banda inferior.