Carreira / Emprego - É preciso se expor: veja as implicações de nunca falar o que pensa no trabalho!
Você é do tipo de pessoa que costuma ficar calada durante discussões? Faz o
possível, e o impossível, para não criar conflitos no trabalho? Prefere engolir
sapos a comprar uma briga? Pois saiba que apesar de ganhar em algumas situações,
você pode perder muito por agir desta maneira.
De acordo com a sócia- diretora da Fellipelli Instrumentos de Diagnóstico e
Desenvolvimento Organizacional, Adriana Fellipelli, comportamentos extremos
nunca são bem-vindos, por isso é importante ponderar quando se deve expor o que
pensa e quando é melhor ficar calado. "Tudo depende do assunto e da freqüência
com que você se expõe", explicou.
Antes de falar o que pensa, reflita sobre a relevância do assunto para você e
qual a estratégia irá usar para abordá-lo. "Tem que dar uma saída para a outra
pessoa", disse Adriana, que complementou afirmando que os profissionais costumam
apenas colocar as críticas, mas não as soluções.
Além disso, como falar o que pensa pode gerar um conflito, é preciso ter uma
estrutura interna, o que significa emocional, preparada para lidar com o
confronto.
Decidiu ficar quieto?
Muitas pessoas não fazem a análise acima e acabam não expondo o que pensam.
Porém, esta atitude pode prejudicá-lo no ambiente corporativo. De que maneira?
Confira as respostas de Adriana:
- Se a pessoa nunca expõe o ponto de vista, os demais não sabem o que ela
pensa e ela acaba passando despercebida, perdendo espaço;
- Para conseguir algumas coisas, é preciso brigar. "Aquele que não quer se
indispor por nada também nunca ganha nada. A gente tem que ser protagonista
sempre";
- Sempre se fazer de "bonzinho" enfraquece o profissional. "Cai a
visibilidade da pessoa e sobe a das demais";
- Caso a pessoa nunca se exponha, ela acaba se sentindo eternamente
insatisfeita;
- E, na situação mais extrema, ela entra em um quadro de somatização dos
problemas. Começam a aparecer doenças como depressão, estresse e outras.
É preciso evitar ao máximo chegar nesta situação extrema. Isso porque, de acordo
com a sócia-diretora, as pessoas acabam por explodir: pedem demissão, fazem um
escândalo ou acabam por causar um conflito enorme, enquanto seu objetivo inicial
era evitá-los. "Ela acaba não agindo de maneira inteligente e se prejudica",
finalizou.
|