Cartão de crédito - Além do pagamento: clientes desconhecem, mas cartão oferece serviços adicionais!
Os últimos anos de estabilidade econômica fizeram com que os brasileiros
aderissem ao cartão de crédito para compras diárias. Mas, se no começo, ele era
apenas uma forma prática de pagamento, agora ele vai muito além disso e oferece
serviços adicionais, resultado da competitividade no setor. O problema é que
muitos brasileiros não têm noção de que há uma gama de serviços à sua
disposição.
"O cliente não conhece tudo o que o cartão oferece. Toda essa onda de
sofisticação de serviços é nova. Estamos em um processo de educação,
treinamento, para que o consumidor consiga entender que é mais do que um
plástico que dá acesso a crédito. A alta renda já tem essa noção, mas mesmo
assim ainda é pequena", afirmou o diretor-executivo de Produtos da Visa do
Brasil, Percival Jatobá.
De acordo com ele, a partir do momento em que os brasileiros passaram a usar o
cartão de crédito para as compras diárias, o setor começou a perceber que
precisava fidelizar o cliente. Para isso, porém, não bastava oferecer uma linha
de crédito boa, o que também é fundamental, mas agregar valor.
Os serviços disponíveis
A Mastercard oferece aos clientes uma central de atendimento global, para
auxílio em viagens, seguro contra morte ou desmembramento até US$ 500 mil por
pessoa segurada, serviço de assistência pessoal em emergências, reembolso em
gastos médicos de US$ 50 mil para o portador, seguro contra perdas e danos a
veículos alugados até US$ 75 mil e também o concierge.
O concierge é a aposta do setor de cartões para fidelizar os clientes de maior
renda. Ele oferece diversos serviços e pode providenciar o que o consumidor
quiser. "Um dos nossos clientes foi convidado para uma reunião em um país do
Oriente, em uma cultura totalmente diferente. Ele ligou para o concierge e
esclareceu o básico do comportamento", disse Jatobá.
"Outro cliente foi para a Itália para pedir a namorada em casamento. Pelo
concierge, ele contratou uma gôndola e um grupo de cantores, para tocar as
músicas que tinham relação com a história do casal. O valor foi debitado do
cartão e o concierge organizou tudo", exemplificou.
Na Visa, os clientes com o cartão mais básico contam com seguro de acidentes
pessoais, serviços de emergência e central de atendimento. Os cartões para
clientes prime, por sua vez, oferecem nove serviços opcionais, como seguro de
acidentes de viagem, seguro de aluguel de automóveis, reembolso de emergências
médicas, programa de recompensa, assistência de emergência e central de
atendimento.
Além de possuir mais serviços disponíveis, a alta renda é a que mais está
antenada a eles. "É ela quem demanda mais serviços e tem mais acesso a
novidades", disse Jatobá.
O futuro
De acordo com Jatobá, o consumidor costuma aderir ao cartão de crédito de seu
banco, mas, cada vez mais, os serviços vão ser diferenciais para que eles optem
por um plástico.
"Existe uma conjunto de fatores que fazem com que a pessoa escolha um cartão de
crédito. Naturalmente que a relação bancária pesa. A linha de crédito tem que
ser adequada à pessoa. Junto a isso, estará o que a instituição oferece: os
serviços".
Porém, não é qualquer tipo de serviço, mas o personalizado. "Cada um tem um
estilo de vida diferente, mesmo em grupos iguais. Apostamos no market one-to-one,
não só no cartão de crédito, mas na indústria financeira como um todo".
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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