Defesa do
consumidor virtual
Além dos órgãos de defesa do consumidor tradicionais, o consumidor de
produtos pela Internet também conta com o auxílio de um órgão criado
especificamente para atendê-lo. É o Instituto Brasileiro de Proteção e Defesa do
Consumidor em Internet (IBCI), que começou a funcionar no ano passado.
O IBCI pretende proteger o consumidor virtual e divulgar aspectos da Internet
para segurança do consumidor, por meio de palestras. Além disso, o instituto
também faz mediação de conflitos entre consumidores e empresas virtuais.
O vice-presidente do IBCI, Adalberto Simão Filho, diz que, desde maio, o
instituto certifica, por meio de selos, os sites que oferecem segurança e têm
uma política de proteção ao consumidor.
O site do IBCI (www.ibci.org.br)
está em construção e deve entrar no ar até o fim deste mês. Por enquanto, o
consumidor pode contatar o instituto por telefone (881-6566) ou pelo e-mail de
Simão Filho (asimao@aasp.org.br ).