Como agir - Celular: Exija apólice ao contratar seguro de celular
Exija apólice ao
contratar seguro de celular
Celulares roubados ou perdidos podem trazer muita dor de cabeça aos seus
proprietários, razão pela qual o consumidor deve tomar algumas medidas simples.
Uma delas é o pedido de bloqueio da linha à operadora, segundo o
diretor-executivo da Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel
Celular (Acel), Antonio Jorge Martins. Se o aparelho tiver sido roubado ou
furtado é necessário registrar Boletim de Ocorrência (BO). "Esse documento deve
ser apresentado à operadora, mas isso não precisa ser feito imediatamente",
explica Martins. \q
Para evitar
problemas |
1 - O
primeiro passo é comunicar a operadora, seja em caso de perda, roubo ou
furto. Assim, a linha será bloqueada imediatamente. Se o cliente tiver
perdido o seu celular, o bloqueio poderá ser revertido caso o aparelho
seja encontrado. |
2 - Em casos
de roubo ou furto, é importante registrar um Boletim de Ocorrência. Um
cópia deste documento deve ser apresentada à operadora para justificar o
bloqueio do aparelho roubado ou furtado. Com isso, o bloqueio é
definitivo. |
3 - Um
espécie de número de série do aparelho, chamado hexxa, é enviado
à Associação Nacional das Prestadoras de Serviço Móvel Celular (Acel)
pela operadora. Essa Associação mantém um cadastro nacional de telefones
roubados. Todas as operadoras do país consultam este cadastro antes de
habilita um aparelho. |
Assim que for comunicada, a operadora envia o hexxa do
aparelho (número de série que funciona como o chassi dos carros) para a Acel,
que mantém um cadastro nacional de telefones roubados. "Cada operadora tinha seu
cadastro, mas um aparelho roubado em São Paulo podia ser habilitado na Bahia",
explica Martins. "Com o cadastro nacional, as fraudes diminuíram."
Quem tem telefone da Telesp Celular deve ligar para 1404 para bloquear a linha.
Em caso de perda, o cliente recebe senha para desbloquear se encontrar o
aparelho. Clientes da BCP Telecomunicações devem telefonar para 0xx11 5509-6955.
As duas operadoras oferecem seguros para celular. O da Telesp cobre roubo e
furto qualificado (com rompimento de barreira física). Já a BCP oferece o
básico, com cobertura para roubo, furto qualificado, perda de renda e acidentes
pessoais, e o total, contra roubo, furto qualificado e furto simples (sem
violência).
Esse tipo de seguro, para a assistente de direção da Fundação Procon-SP Lucia
Helena Magalhães, tem um problema: como normalmente a adesão é feita por
telefone, o consumidor quase nunca recebe apólice ou contrato. "Sem informações
completas, ele pode descobrir as limitações do contrato somente quando precisar
recorrer ao seguro." "A informação que se tem ao contratar seguro normalmente é
a que consta da publicidade, quase sempre incompleta", acrescenta.
Lucia recomenda que seguro só deve ser contratado se a apólice for entregue na
hora. "Se a informação foi incompleta, o ônus é da empresa. O consumidor que não
sabia que seu seguro não cobria furto simples, por exemplo, pode exigir
ressarcimento."
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