Quando estamos a considerar um investimento, nem tudo são números. Também se
tem forçosamente que fazer uma análise qualitativa da empresa em que pensamos
investir e do mercado em que se insere. Uma das coisas que temos que compreender
é qual o potencial para a entrada de novos concorrentes e qual a concorrência
que se está a dar dentro do próprio mercado. Nos últimos dias, temos assistido à
forma como a entrada de novos concorrentes num mercado anteriormente pouco
concorrencial, pode provocar quedas significativas nas ações presentes nesse
mercado.
Foi o caso com Taser (TASR), após a aparição da Stinger Systems (STIY.PK) com
o primeiro produto equivalente. Ou a iminente entrada da famigerada Microsoft
(MSFT) no campo dos antivírus, antes dominado pela McAfee (MFE) e pela Symantec
(SYMC), o que provocou quedas a estas duas empresas. Ou a menos assustadora
entrada da Comcast (CMCSA) na telefonia fixa, que afetou ligeiramente as
“Bells”.
Também vimos um exemplo do impacto no mercado da ameaça (infundada) da
entrada de um novo concorrente, neste caso na queda da Sirius (SIRI) e da XM
Satélite (XMSR) apenas porque um analista expressou a opinião de que a Direct TV
(DISH) poderia entrar no mercado da radiofonia por satélite.
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O impacto da concorrência.