Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - O sucesso começa fora da tribuna 

Data: 08/10/2008

 
 

Nem sempre o sucesso de uma apresentação se apóia nos aspectos mais visíveis. Para ser bem-sucedido na comunicação você deverá observar alguns fatores que podem estar distantes da tribuna: bom sono e alimentação adequada.

Especialmente quando você tiver de fazer apresentações importantes procure descansar bem à noite para manter o sono em ordem. Uma boa noite de sono permite que os reflexos fiquem aguçados e que a voz esteja em boas condições no dia seguinte.

Embora cada organismo possa ter sua própria reação e, por isso, se mostrem distintos uns dos outros, de maneira geral, quando não dormimos bem o raciocínio fica lento, a voz se mostra frágil, sem vida e pode impedir que a comunicação seja disposta e envolvente.

No meu caso não deixo por menos. Embora não precise de muitas horas de sono para descansar, como gosto de estar inteiro para as minhas apresentações, ao chegar à cidade onde vou fazer a palestra, sendo possível, dirijo-me direto ao hotel e caio na cama.

O resultado é impressionante. Às vezes uma ou duas horas de sono têm um poderoso efeito para o sucesso da apresentação. Esse tempo de descanso aumenta o poder de concentração e dá mais disposição para falar em público.

Aceite meu conselho -se você não dormiu tempo suficiente, ao chegar à localidade onde vai se apresentar, prefira descansar a ficar "cirandolando" sem rumo, visitando lugares desnecessariamente. Seus reflexos e sua voz vão lhe agradecer por esse cuidado.

Outro fator relevante para que você possa se dar bem nas apresentações é a alimentação. Sabe aquele muco que enrosca na garganta e o obriga a pigarrear? Ele surge principalmente devido à ingestão de alimentos derivados do leite. Por isso, evite esse tipo de alimentação até três horas antes de falar.

Imagino que você saiba da importância do diafragma para a produção da fala. Esse músculo localizado embaixo dos pulmões é responsável por encaminhar o ar até a laringe para que o som seja produzido.

Se o diafragma tiver problemas de funcionamento o resultado da apresentação poderá ser comprometido. A movimentação desse músculo tão importante para a comunicação oral pode ser prejudicada quando há presença de alimentos gordurosos, ou feitos com temperos muito fortes.

Por isso, nas refeições que precedem às palestras evite esses alimentos para que a respiração funcione de maneira mais livre. Já que me referi a refeições antes de falar, nessas circunstâncias não deixe de se alimentar, mas também não coma demais.

Fique de olho nas armadilhas. A salinha VIP, localizada próximo ao auditório onde a apresentação será realizada, que funciona como espécie de mordomia ao palestrante, é um local propício para o envenenamento da voz.

Nessa sala é comum você encontrar garrafas de café e de chá, normalmente feitos bem cedinho e que resistem bravamente até o momento em que você irá se apresentar. Chegam a se transformar em verdadeiro inimigo silencioso.

Enquanto você aguarda a hora de falar, vai tomando um cafezinho aqui, um chazinho ali, e nem percebe que essas bebidas, tão presentes no nosso dia-a-dia, podem atrapalhar seu desempenho.

Café e chá contribuem para aumentar a acidez e iniciar um desagradável refluxo gastresofágico, que irá lembrá-lo dos alimentos que ingeriu nas últimas três horas, durante toda a apresentação. Se estiver acostumado a tomar café ou chá, vá em frente, mas não exagere.

Evite também água muito gelada, com gás, e refrigerantes. Os fonoaudiólogos recomendam sucos de laranja ou de limão, que produzem maior salivação, frutas mais consistentes como pêras e maçãs, e chás de frutas e ervas mornos.

Alguns poderiam me perguntar: Polito, eu gosto de tomar 'umazinha' de vez em quando. Posso tomar uma dose só para dar uma calibrada e me deixar mais esperto para falar?

Cuidado. Um dia você toma uma dose para dar uma calibrada, depois vai precisar de duas, e chega o dia em que não vai conseguir falar se não tomar alguma bebida alcoólica.

Não recomendo que tome bebidas alcoólicas antes de falar em público. Entretanto, se não resistir dê preferência ao vinho tinto -e só uma taça. Evite tomar uísque e cerveja, pois, além de tornar mais rígida a mucosa das cordas vocais, deixará a voz pastosa.



 
Referência: economia.uol.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :