A profissão de Secretária foi regulamentada em 1985, mas o Dia da Secretária
teve origem há quase 150 anos, quando o americano Christopher Sholes inventou
uma máquina de escrever e colocou sua filha, Lilian Sholes, para testar a
invenção. Ela era nascida em 30 de setembro (1850) e, quando completou um
centenário do seu nascimento, começaram as comemorações sobre a data.
Em nossos dias, é inquestionável a importância da secretária no funcionamento
das organizações, que mais e mais dependem da eficiência desse profissional para
seu funcionamento efetivo.
Elas deixaram de ser apenas o braço direito dos executivos. Atualmente,
faz-se cada vez mais exigência em sua formação dada a crescente complexidade das
funções a ela atribuídas. As secretárias têm o papel de agente facilitador, de
gestora de resultados, participam freqüentemente de seminários nacionais e
internacionais voltados para a atualização dos conhecimentos da área de
Secretariado Executivo.
De fato a profissão mudou porque o mercado também se modificou. Os próprios
executivos não trabalhavam tanto como hoje, e à medida que aumentaram as suas
responsabilidades, a atuação das secretárias também cresceu, não só em
quantidade como em qualidade.
A moderna secretária é praticamente uma assessora da presidência ou diretoria
para a qual trabalha. Além de gerenciar a qualidade das atividades que
desenvolve na empresa, também administra a vida e a agenda particular dos
executivos. Trata-se, portanto, de uma tarefa de extrema confiança, que exige
discrição absoluta.
Diante disso, as palavras que poderíamos apontar como cruciais na rotina
diária de uma secretária seriam: postura, discernimento e jogo de cintura.