Carreira / Emprego - Ou ele ou eu! O que fazer quando a relação de trabalho fica insustentável?
Os desentendimentos no trabalho que, com o passar do tempo, se tornam uma
relação que beira ao ódio são mais comuns do que se imagina. "Acontece bastante,
normalmente por uma questão de ciúme e imaturidade de um dos dois lados",
explica a diretora da RMML Consultoria de Imagem Corporativa, Renata Mello.
Segundo ela, esses profissionais ciumentos costumam ter auto-estima baixa e não
acreditar em seu potencial. "Conscientemente ou não, eles acabam prejudicando os
outros e o ambiente de trabalho. No fundo, são pessoas insatisfeitas".
E mais: o ciúme não se dá apenas por conta de assuntos referentes ao trabalho.
Por exemplo, é possível que alguém sinta ciúmes de um colega somente porque ele
é mais popular, porque se dá melhor com os outros. No fim das contas, a
conclusão é uma só: o convívio diário é difícil.
O que fazer
"A verdade é que, antes de você começar a trabalhar em sua empresa, ninguém te
entregou um formulário com as características daqueles que iriam trabalhar
exatamente ao seu lado. De qualquer maneira, somos obrigados a conviver com o
próximo da melhor forma possível", aconselha Renata.
Se seu colega está te incomodando e, ainda que inconscientemente, te
prejudicando, a dica é: ignore-o. "Não responda às provocações, saia dessa
freqüência. Se quiser, eventualmente, pontue, com certo cuidado para não se
queimar, o que te incomoda".
O importante é aceitar que o colega provocador tem um problema que é dele, e não
seu, avisa a especialista. "Se você der atenção, acabará alimentando essa
relação pouco saudável, porque o outro saberá o que fazer para te tirar do
sério". Em outras palavras, estará entrando no jogo dele.
Fazer reunião é uma saída?
Na opinião de Renata, fazer reunião não é uma saída. Ela explica: "as empresas
estão muito voltadas à produtividade e ao lucro. Convocar uma reunião para
resolver uma relação com um colega que não vai bem pode parecer infantil, ainda
mais se o superior for envolvido na história".
"Se realmente quer tirar alguma história a limpo, a atitude mais madura é
convidar o colega para um almoço. É melhor do que falar diretamente com o chefe.
Lembre-se de que o superior pode não ficar ao seu lado e, por algum motivo,
defender seu colega. Deve-se envolver a liderança apenas quando a situação é
muito grave", avisa.
Renata finaliza com um último alerta realista: "é importante cultivar uma boa
relação com todos, mas, no fim das contas, você é pago para trabalhar, e não
para fazer amigos". Lembre-se disso antes de cair na provocação alheia.
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