Cartão de crédito - Limite de crédito é fator que define escolha por cartão na hora da compra
Com mais de um cartão na carteira, na hora de pagar as contas, os clientes
escolhem o plástico que possui o maior limite de crédito. Isto é o que mostra
pesquisa realizada pela Visa International Região América Latina e Caribe
(LAC), divulgada nesta terça-feira (19).
De acordo com os dados, um limite de crédito mais alto foi a escolha de 47% dos
entrevistados, seguido da data de vencimento mais conveniente (32%) e da rede
afiliada a vários estabelecimentos (19%).
Mercado de cartões
A pesquisa mostrou que 81% dos entrevistados possuem pelo menos um plástico
(débito, crédito ou múltiplo). O cartão de débito, no entanto, foi o que obteve
maior crescimento de usuários, com penetração de 33% em 1999 e de 72% em 2006.
Já o cartão de crédito aumentou de 42% em 1999 para 57% no ano passado.
Os cartões substituíram o pagamento com cheques, de acordo com a pesquisa, e,
por isso, a participação do plástico é de 26% frente aos 2% dos cheques na soma
de todas as classes sociais.
"Esse mapeamento nos mostrou, ainda, que os brasileiros percebem os benefícios
dos meios de pagamento eletrônico e, nos últimos anos, adotaram o plástico para
suas compras do dia-a-dia", disse a vice-presidente de Marketing da Visa, Andréa
Cordeiro.
Setores
A pesquisa mostrou ainda crescimento significativo no uso de cartões para
compras em supermercados, postos de gasolina e lojas de conveniência. Os dados
mostram aumento de penetração, por exemplo, de 22% em 1999 para 49% em 2006 nos
supermercados.
Ainda de acordo com a pesquisa, 95% das famílias desta região possuem pelo menos
um integrante com relacionamento com bancos .
|