Existe hoje, nas universidades, uma grande preocupação em inserir no mercado
de trabalho os novos profissionais que estão se formando. Muitos destes, são
estudantes de cursos cujos mercados encontram-se saturados, como Engenharia,
Direito e Psicologia. Outros estão se formando em novos cursos, tipo Design
Ambiental, Engenheiro Ambiental e Biomédico, cuja dificuldade maior é
identificar realmente qual é o mercado alvo e quem são seus potenciais clientes.
Todos estes futuros profissionais carecem de uma necessidade básica “como
se inserir neste mercado de trabalho tão competitivo e complexo”.
A resposta parece óbvia: através da gestão competente de suas carreiras, o
chamado marketing pessoal.
A idéia de que um universitário só deve começar a se preocupar com a promoção
de sua carreira no último ano de faculdade está totalmente superada. Esta tarefa
precisa ser iniciada o quanto antes, desde o início de seu curso.
Ele deve começar a construir sua rede de relacionamentos, ou networking, ao
longo de todo seu período acadêmico. Colegas de faculdade poderão vir a
desempenhar um papel importante em sua carreira profissional. Professores da
universidade serão fundamentais, pois poderão servir de fonte de indicação ou
mesmo como mentores profissionais.
O estágio, que muitos estudantes consideram apenas como mais uma disciplina
do currículo, na verdade, poderá ser decisivo em sua vida profissional. Nesta
fase, o lado econômico do estágio é o menos relevante. Mais importante será a
experiência adquirida e, principalmente, a rede de contatos profissionais que
poderá criar. Sugerimos que o estudante procure fazer estágio em diversas
empresas, para ampliar ao máximo sua área de conhecimento e contatos pessoais.
Mas vamos melhor entender o que significa marketing pessoal. Quais as
principais competências e ferramentas de gestão que utiliza, e como se pode
elaborar um plano funcional, de gestão de carreira, enquanto estiver na
universidade.
Marketing pessoalPodemos definir o marketing pessoal como um conjunto
de ações, para gestão de uma carreira profissional, voltadas para a promoção
pessoal e profissional. O objetivo principal será a inclusão no mercado de
trabalho e a busca de sucesso profissional, através da projeção de suas
qualificações e competências.
Principais competências necessáriasPodemos destacar 7
competências principais que devem ser desenvolvidas para promover sua imagem
pessoal e profissional:
- capacidade de auto-motivação;
- criatividade;
- bom humor;
- relacionamento interpessoal;
- produção de conhecimento;
- liderança;
- capacidade de sonhar.
Juntas, estas competências farão uma grande diferença na carreira
profissional. Aqueles que conseguirem desenvolvê-las melhor, certamente, terão
maiores atrativos diante de uma empresa ou possível cliente.
Capacidade de manter-se motivado e bem humorado, mesmo diante de
adversidades; de trabalhar em equipe; de liderar em momentos críticos e de
desenvolver um ótimo relacionamento com colegas de trabalho; além de gerar
conhecimentos úteis para sua organização e de ter sonhos. Tudo isto pode fazer
de uma pessoa comum um grande profissional.
Principais ferramentas na gestão de uma carreiraExiste um conjunto de
ferramentas que podem ser utilizadas de maneira fácil, simples e prática em um
plano de marketing pessoal por um estudante universitário. Vamos discriminá-las
a seguir:
- elaborar um plano estratégico de carreira;
- construir uma rede de relacionamentos;
- estudar as tendências de mercado;
- criar um programa de desenvolvimento de competências;
- promover seu plano estratégico no mercado.
Estas são as linhas gerais de um plano de marketing pessoal e gestão de
carreira. Procuramos apresentar este conjunto de idéias de maneira
suficientemente simples para que um estudante, mesmo sem experiência
profissional anterior, possa adaptar estas ferramentas de gestão ao contexto de
sua vida. Assim, poderá facilmente desenvolver estas ações no seu dia a dia,
promovendo a gestão da própria carreira.