Os trabalhos realizados no passado podem ser a porta de entrada para uma
possível contratação, principalmente diante de um mercado de trabalho cada vez
mais acirrado. Por isso, montar um portfólio on-line é uma atitude bastante
positiva.
O motivo para tanta vantagem é simples: comprovará o diferencial do candidato.
"Quem possui um portfólio na rede amplia a sua visibilidade no mercado, pois
mostra de forma funcional suas qualificações e experiência, se beneficiando de
recursos áudio-visuais", disse o publicitário e idealizador do portal Vitrine
Publicitária, Bruno Lessa.
Mantenha o foco
Para que o profissional possa se beneficiar do portfólio na internet, porém, é
preciso manter o foco. Lessa dá a seguinte explicação para a área em que atua:
"se você deseja atuar como redator, não adianta colocar peças com uma excelente
direção de arte, mas sem um bom texto; se o cargo pretendido é direção de RTV,
não adianta rechear de peças impressas".
Colocar o portfólio na internet se torna mais importante diante do fato de as
empresas estarem contratando, cada vez mais, pela rede.
Para se ter uma idéia, de acordo com pesquisa do Grupo Catho, em 1999, 11,65%
dos profissionais entrevistados tiveram sucesso graças a anúncios de jornais e
apenas 2,71% graças à internet. Oito anos depois, 15,20% foram contratados com a
ajuda da web e apenas 5,65% por intermédio de anúncios de jornais.
Não substitui o currículo
Apesar dos benefícios que o portfólio oferece, de acordo com Lessa, ele não
substitui o currículo tradicional, que é o primeiro contato entre o candidato e
a empresa. "Nele, está contida toda a sua trajetória acadêmica e profissional,
portanto, é importante que esteja acompanhado do portfólio", disse.
O publicitário ainda afirmou que é importante que o currículo contenha
informações organizadas, bem distribuídas e que diga exatamente de onde você
veio e aonde quer chegar.