Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Modelos de documentos - Cartas: Como Reclamar com Eficiência  

Data: 01/10/2008

 
 

Lembre-se que mesmo as companhias mais bem-administradas não são infalíveis. As boas companhias aceitam esse fato e têm mecanismo para lidar com clientes insatisfeitos. Se, após escrever uma carta, você não obtiver uma resposta satisfatória, lembre-se de que é sempre possível mudar de tática.

Prezado Senhor ou Senhora,

Vocês realmente são muito incompetentes. Mas o que mais se pode esperar, já que obviamente não dão a menor bola para seus clientes? Vocês têm alguma idéia do tempo que já perdi, do trabalho que já tive e do dinheiro que já gastei por causa de sua ineficiência?

Não contentes em grafar meu número de telefone incorretamente, vocês ignoraram minhas instruções expressas relativas à maneira como eu queria que meu nome fosse colocado na lista telefônica. Nós pagamos uma quantia extra para aparecermos no catálogo com dois nomes diferentes - o meu e o de minha mulher -, e por isso acho que temos direito a sermos listado como os nomes que escolhemos. De qualquer maneira, constar no catálogo como R. Souza de nada adianta para mim. Verifiquem vocês mesmos e vejam quantas pessoas nesta área estão listado sob este nome.  Queria que meu primeiro nome fosse incluído por motivos óbvios, mas meu pedido foi simplesmente ignorado. Certifiquem-se de que o erro será corrigido imediatamente ou terei de deduzir a soma já paga das minhas futuras contas telefônicas.

Atenciosamente,

Riberval Souza

Ao se queixar é importante utilizar um tom e uma abordagem adequados. Sua carta tem maiores chances de surtir efeito se você mostrar-se mais chateado que ultrajado, se partir do princípio de que o problema surgiu por um lapso da companhia, e não por pura e estúpida ineficiência.

Examine as duas versões de uma queixa feita a uma companhia telefônica. Qual das duas você acha que surtirá melhor efeito? Obviamente a carta abaixo é a melhor opção, já que o Sr. Souza apresenta os fatos relativos à troca de dígitos do número de seu telefone de um modo ordenado e deixa bem claro que tipo de providência quer que seja tomada.

Prezado Sr. ou Senhora.

Erros no Catálogo Telefônicos

Repare por favor, estes dois erros na nova lista Telefônica:

O último número do telefone atribuído a mim na lista é 9.
O último número correto do meu telefone é 7.

Meu nome aparece como R. Souza. Existem muitos R. Souza nesta cidade. Eu solicitei especificamente - e paguei por isso - para constar na lista como Roberval Souza. Os senhores hão de convir que não há muitas pessoas com este mesmo nome em nossa área.

Queira, por favor, providenciar imediatamente a correção do primeiro erro, para que eu possa receber minhas chamadas telefônicas.

Cordialmente,

Roberval Souza
Assinatura

Modelo de Carta de Reclamação

Para: 

 

Atenção a:  

 

De: Assunto:

 

Reclamação por deficiência técnica 

 

Caros Senhores,

 

 Gostaríamos de alertar V. Sas. para a deficiência técnica que nome do produto, de sua fabricação, tem apresentado. Houve, inclusive, três casos de devolução, que achamos por bem aceitar. 


Os clientes reclamaram contra a motivo.

 

Seria talvez aconselhável que V. Sas. procedessem a um reestudo para resolver esses problemas. Certos de estarmos contribuindo para o êxito de seu novo e promissor empreendimento, atenciosamente,

 

nome

cargo 

Modelo de Reclamação por Aumento de Preço

Campina Grande...    

 

Prezados Senhores:  

 

Recebemos com surpresa a notícia de aumento de seus preços para atender a nosso último pedido.

Achamos que deveríamos ter sido avisados previamente ou, então, que fosse mantido  o preço para o pedido recebido. Solicitamos nos avisar quando houver novos aumentos.

Esperamos notícias urgentes.

 

Cordialmente.


 
Referência: algosobre.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeO barato sai caro: remédio similar pode trazer prejuízos aos consumidores
Modelos de documentosContrato - Prestação de Serviços de Assessoria de Imprensa Pessoas Jurídicas
Carreira / EmpregoQuando vale a pena deixar o emprego para trabalhar em uma empresa nova?
Negócios / EmpreendedorismoCaos no trânsito: é tempo de negociar fretamento como benefício ao trabalhador
Carreira / EmpregoMudou de emprego e não gostou? Será que vale voltar para a empresa anterior?
Carreira / EmpregoDesconforto no trabalho? Problema pode estar na iluminação
ConsumidorCheque, cartão, crediário: saiba como comprar para não sair no prejuízo
Dívidas / Endividado ?Gastou demais? Ponha as contas em dia
Finanças pessoaisGasto extraordinário pode se tornar vilão das finanças. Previna-se!
SegurosSeguro de carro mais barato para mulheres é justo, dizem especialistas