Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - O desafio da filial 

Data: 30/09/2008

 
 

Mais do que alimentar o sonho de ampliar os negócios, uma empresa que deseja expandir-se precisa de profundo conhecimento do mercado onde pretende atuar, além de planejamento para apoiar a abertura de uma filial. Essas são algumas das principais dicas mencionadas por especialistas para evitar que um passo mal dado pelos empresários comprometa o andamento do novo projeto ou, até mesmo, prejudique a imagem corporativa.

"É fundamental que quem deseja expandir seus negócios, seja com um projeto pessoal ou de uma empresa, tenha um sonho. Mas é extremamente importante saber conciliar sonho e racionalidade", adverte o diretor de Expansão do Grupo Pão de Açúcar, Roberto Martensen.

Segundo o executivo, se a empresa que aposta em expansão for do segmento de varejo, a escolha da localização deve pesar muito na decisão de investimento. Esse detalhe, aliado a uma pesquisa de mercado para traçar um perfil dos consumidores, será determinante no processo de atendimento às demandas de seu público-alvo. "A pesquisa pode custar caro, mas trará informações estratégicas, principalmente, sobre hábitos de consumo, ajudando a evitar equívocos que no futuro podem causar grandes estragos aos empresários", enfatizou.

Outra dica que pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso na área do varejo, segundo o diretor, é aproveitamento da mão-de-obra da própria região onde o negócio está sendo instalado. A facilidade de deslocamento entre o trabalho e suas residências é um fator que reduzirá o nível de cansaço e estresse dos empregados, o que refletirá de forma positiva no atendimento ao público. Sem contar que essa decisão de contratação estreita os laços entre a empresa e as comunidades locais.

"Somadas a essas variáveis, outra questão que precisa ser observada atentamente é a logística, porque terá reflexos diretos no abastecimento e conseqüentemente impactos nos custos da empresa", lembra Roberto Martensen.

FILIAL EM TERESINA. Com 19 anos de atuação no mercado de desenvolvimento e comercialização de softwares, a empresa Alterdata começou suas atividades na cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e atualmente está se preparando para abrir a vigésima terceira filial, desta vez, apostando na capital do Piauí, Teresina, onde foi feito um amplo estudo de mercado, segundo o controller Sandro Parisi.

"Seja no ramo de serviços, no qual atuamos, ou em qualquer outro, não é aconselhável investir em expansão sem conhecimento do mercado", orienta o executivo.

Hoje a Alterdata gera 400 empregos diretos e mais de 200 indiretos nas suas 22 filiais e 24 representações espalhadas pelo Brasil e encontrar profissionais especializados em cada um dos mercados onde está presente é um dos seus grandes desafios. "Trabalhamos muito para manter esse pessoal todo atualizado já que o nosso negócio é focado em tecnologia que sofre mudanças freqüentes. Outro desafio é acompanhar o desempenho das filiais, o alcance de suas metas e outras estratégias de gestão. Para isso temos uma base de apoio muito boa. Se não for assim, os resultados demoram muito mais a aparecer", ressaltou Parisi.

Parisi explicou que além das capitais, existem oportunidades em cidades do interior, onde a população tem nível de renda elevado e capacidade de consumo. A Alterdata, segundo o executivo, observa essas perspectivas positivas em vários pólos de desenvolvimento que, necessariamente, não estão somente nos grandes centros.

Para o advogado Fabio Perrone Campos Mello, Sócio do escritório Campos Mello, Pontes, Vinci & Schiller Advogados do Rio, que decidiu recentemente investir em uma filial em São Paulo, a contratação de profissionais locais será fundamental para garantir uma personalidade própria ao negócio da capital paulista. "Também temos como prioridade dar autonomia administrativa e financeira à filial para que ela não fique engessada à matriz", observou.

AUTONOMIA. Tratada como uma célula autônoma, a filial de São Paulo, que começou com uma equipe de dez profissionais, segundo Campos Mello, deverá ter 30 pessoas nos próximos seis meses. O advogado carioca enfatizou ainda que no médio prazo há uma perspectiva de expansão para Brasília, embora a decisão ainda dependa de estudos mais aprofundados, para avaliar bem a capacidade de atuação na capital federal a partir de uma base própria.

A advogada Simone Kamenetz, sócia do Kamenetz & Haimenis Advogados Associados destacou que, na maioria das vezes, os empresários encaram as providências burocráticas como as maiores dificuldades na hora de abrir uma filial. Para a especialista, os grandes percalços, no entanto, estão centrados em estudos prévios de mercado e na análise da capacidade de investimento.

"Para mim o grande problema é manter o mesmo padrão de atendimento da matriz e trabalhar em cima de planejamento para que a expansão não prejudique o negócio principal. As questões burocráticas e jurídicas podem ser resolvidas com a contratação de um advogado especializado, mas o sucesso do negócio vai depender de muita análise", destacou.

A advogada que tem acompanhado inúmeros processos de expansão de empresas contou que já viu casos como o de um empreendedor que precisou fechar a filial um ano e meio depois de aberta. O prejuízo ocorreu porque o negócio, mal planejado, exigiu recursos financeiros e deslocamento de pessoal da matriz, além de ter causado estragos à imagem corporativa.

NA HORA DA EXPANSÃO…

É preciso conhecer com detalhes o mercado onde a empresa pretende atuar

Escolha profissionais qualificados e identificados com a filosofia da empresa

Valorize a mão-de-obra local

Garanta autonomia na gestão, mas mantenha contato permanente entre matriz e filial

Contrate advogado especializado na área apara orientar nas exigências específicas

Avalie com cuidado a localização das instalações

Garanta recursos financeiros para apoiar a expansão, com base em planejamento

Estabeleça metas de retorno do investimento e estratégias para alcançá-las

Não deixe que problemas na filiais sobrecarreguem a matriz
 



 
Referência: sebrae-sc.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :