Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Dívidas / Endividado ? - Recupere sua saúde financeira 

Data: 16/09/2008

 
 
Um certo dia, ao pedir um empréstimo, financiamento, abertura de crediário ou, simplesmente, ao passar um cheque, você pode vir a descobrir que o crédito foi negado porque seu nome está "sujo" na praça. Isso significa que você deixou de honrar algum compromisso financeiro no passado, e a empresa lesada incluiu seu nome em um órgão de proteção ao crédito, como a Equifax, SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou Serasa. Estes órgãos são bancos de dados das associações comerciais, presentes em todos os estados brasileiros, em que são mantidos cadastros de consumidores que não quitaram seus débitos. Pode ser incluída nestes bancos qualquer pessoa que tenha emitido cheques sem fundos, tenha títulos protestados ou deixe de honrar parcelas de financiamentos ou pagamentos de cartão de crédito.

Caso isso aconteça com você, não entre em pânico - não é o fim do mundo. Mas não perca tempo. Inicie imediatamente o processo para a retirada de seu nome destes cadastros. A maioria dos estabelecimentos comerciais e instituições financeiras consultam estes órgãos para descobrir se você tem dívidas não cobertas, e fatalmente negarão qualquer pedido de crédito que você faça.

Como "limpar" seu nome

Comece por se dirigir à instituição onde seu nome consta como inadimplente e solicite um extrato, que vai lhe dizer qual foi o estabelecimento que efetuou a inclusão e qual é a dívida pendente. No local, solicite informações sobre como proceder - algumas dívidas poderão ser pagas ali mesmo, ou você terá que procurar o estabelecimento comercial para quitar a dívida e solicitar a exclusão do seu nome do serviço de proteção ao crédito em questão.

Uma anotação de título protestado ocorre quando uma pessoa deixa de pagar uma dívida e o credor decide protestar o débito em cartório. Nesse caso, é necessário dirigir-se ao cartório que registrou o protesto e solicitar uma certidão para verificar quem é o protestante. Entre em contato com o estabelecimento, regularize o débito e solicite uma declaração de quitação da dívida. Reconheça a firma deste documento e volte ao cartório para solicitar o cancelamento do protesto. Depois do cancelamento, solicite nova certidão, entregue-a no órgão de serviço de proteção ao crédito e aguarde a baixa da anotação.Para mais informações sobre os serviços de proteção ao crédito, visite:
  • Lista de telefones SPC's em todos os estados
     
  • Equifax
     
  • Guia Serasa de orientação ao cidadão
     
  • Procon-SP


Atalhos perigosos para resolver problemas de crédito

Diante da falta de tempo para conduzir o processo de reabilitação de crédito, o consumidor acaba procurando empresas que dizem prestar este serviço. Em geral o contrato destas empresas não é claro, principalmente quanto aos valores envolvidos. E mais: o serviço prometido nem sempre é concluído ou executado. Caso não haja outra alternativa, exija que a empresa assine um contrato com todos os termos do serviço, incluindo preços, prazos e outras informações importantes sobre o processo que será conduzido. E não esqueça de exigir a entrega de comprovantes, protocolos e certidões resultantes.

 

Inclusão indevida nos serviços de proteção ao crédito

Se você perceber que seu nome foi incluído na lista do Serasa ou do SPC indevidamente, deve procurar a instituição e solicitar o cancelamento. Se a inclusão for comprovadamente indevida e você, de alguma maneira, se sentir prejudicado por ela, poderá pleitear judicialmente indenização por perdas e danos do estabelecimento que incluiu seu nome em tais instituições.



 
Referência: financaspraticas.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :